PIB do Ceará cresce 4,42% no segundo trimestre

12 de setembro de 2011 - 19:51

Anúncio foi feito pelo secretário Eduardo Diogo e pelo diretor do Ipece, Flávio Ataliba

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, cresceu 4,42 por cento no segundo trimestre de 2011 e superou mais uma vez – a exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre deste ano – o índice de crescimento da economia brasileira, que foi de 3,1 por cento. O mesmo comportamento ocorreu também no primeiro semestre deste ano, já que o PIB do Ceará ficou em 4,42 por cento, contra 3,6 por cento do resultado brasileiro.

Os números do PIB do Ceará foram anunciados pelo secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), Eduardo Diogo, juntamente com o diretor Geral do IPECE, professor Flávio Ataliba, em entrevista à imprensa, na tarde desta segunda-feira, (12/09), na sala de Reuniões da Seplag.

Ao abrir a entrevista, o titular da Seplag, Eduardo Diogo, reiterou que o governador Cid Gomes lidera uma grande aliança com a iniciativa privada, fazendo com que o Estado cresça sempre acima da média nacional. Acrescentou o Secretário que “isso tem acontecido reiteradamente desde 2008, em todos os trimestres, e obviamente no acumulado.”

Sobre alianças, o Secretário disse que como a determinação do governador é abrir cada vez mais o governo, estuda a criação de um Conselho Master, ligado informalmente à Seplag. “A idéia é aproveitarmos a inteligência das referências que, por limitações diversas, não podem participar do Governo em si, mas estão dispostas sempre a contribuir para com o Estado e a sociedade”, disse o Secretário da Seplag.

O PIB do Ceará, tendo como parâmetro o “valor adicionado a preços básicos”, cresceu 5,18 por cento no segundo trimestre de 2011 em relação a igual período do ano passado. Resultado é bem superior aos 2,7 por cento registrados no Brasil em igual período. Com relação ao primeiro semestre, o desempenho cearense ficou em 5,03 por cento, também superando os 3,2 por cento do nacional, isso com base no “valor adicionado a preços básicos”.

O Produto Interno Bruto do Ceará nos quatro trimestres, comparado com o resultado obtido nos quatro trimestres imediatamente anteriores, foi de 5,91 por cento, contra 4,7 por cento do nacional. Tendo como base o valor adicionado, o PIB cearense ficou em 5,94 por cento, superando também os 4,1 por cento do Brasil. Dos três setores que compõem o PIB – agropecuário, serviços e indústria – o agropecuário, a exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre deste ano, foi que apresentou melhor desempenho, com 55,5 por cento.

O desempenho do setor agropecuário foi estimulado pelas boas chuvas registradas no período, segundo observa o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do IPECE. Apesar da taxa de crescimento do setor de serviços – de 3,93 por cento do segundo trimestre de 2011 – ser menor do que a do ano passado (6,84 por cento), o setor, segundo o professor Ataliba, continua sendo o que mais contribuiu para o crescimento do PIB cearense.

Já o segmento indústria apresentou recuo no trimestre com uma taxa de -1,0 por cento, fechando o primeiro semestre com taxa negativa de -0,11por cento, sugerindo um menor dinamismo das atividades industriais cearenses. A redução no ritmo industrial é explicada, em parte, pela base de comparação elevada que foi o ano de 2010.

Mesmo com essa redução, o secretário Eduardo Diogo afirmou estar convicto que se inicia a “década de platina”. “O governo Cid Gomes é marcado por anos de grandes realizações, que consolidam a base para o progresso. Iniciamos a década de platina”. Lembra o secretário, que só a Siderúrgica e a Refinaria, em operação respectivamente em 2015 e 2017, aumentarão o PIB cearense em mais de 50%.

Todos os dados sobre o PIB do Ceará podem ser acessados na página www.ipece.ce.gov.br.