Secretário da Seplag abre Curso de Previdência

6 de outubro de 2011 - 19:31

Curso apresentará os principais conceitos previdenciários

Ao abrir o Curso de Previdência Estadual, realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGP, o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, ressaltou que a iniciativa é de alta relevância na construção de um cenário previdenciário melhor para todos os cearenses. Disse ainda ser importante que as informações do curso se transformem em conhecimento, uma vez que a partir dessa transformação é que se dá o verdadeiro aproveitamento do conteúdo.

O curso apresentará os principais conceitos previdenciários aplicados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS do Estado do Ceará, denominado SUPSEC e tem como público-alvo, servidores e empregados públicos estaduais e municipais que desenvolvam atividades nas áreas de previdência, recursos humanos, ouvidoria e de natureza jurídica dos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo do Estado.

Tem carga horária de 100 horas-aula, e conteúdo que contempla também noções sobre Administração Pública; contagem de tempo e contribuição; noções de tempo fictício, averbação e desaverbação de tempo de contribuição; benefício de pensão por morte; conceito e aspectos gerais; beneficio de aposentaria: conceito, espécies de aposentaria, regras de beneficio e aspectos gerais.

A diretora da Escola de Gestão Pública, Lena Neiva, manifestou sua satisfação por iniciar mais uma turma de um curso a distância, voltado para contribuir com um atendimento melhor, dentro da missão da EGP de desenvolver o processo educacional em gestão pública. “Nosso objetivo não é apenas formar, mas promover desenvolvimento humano”, reforçou a Diretora da EGP. A abertura do curso contou também com a presença do Coordenador de Gestão Previdenciária, Sérgio Lage.

No final, o presidente da Sergipe Previdência,  Amito Filho, proferiu palestra sobre o tema “Previdência Estadual”. O palestrante destacou que “o maior déficit previdenciário é a falta de conhecimento”, e que é importante “fomentar a cultura previdenciária entre os servidores, para poderem acompanhar o tema, antes mesmo de virem a precisar da Previdência”.