Secretário adjunto destaca importância da EAD

18 de novembro de 2011 - 13:07

Encontro reúne representantes de escolas de Governo

Ao abrir o IV Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo, o secretário adjunto do Planejamento e Gestão, Philipe Nottingham, destacou o desafio dos governos de formar gestores e gerentes para conduzir a oferta de serviços, atendendo aos anseios da sociedade. “A Educação a Distância é uma importante ferramenta para ampliar essa capacidade, possibilitando a democratização do conhecimento”, salientou o secretário adjunto da Seplag. Philipe enalteceu ainda o importante momento que vive o Ceará, promovendo um grande volume de investimentos para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. “Mas temos ainda grandes desafios e um deles é a formação de profissionais para assegurar a implantação desses investimentos, bem como a oferta direta de serviços à sociedade”, concluiu Philipe.

Promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG por meio da Escola de Gestão Pública – EGP, com o apoio da Escola de Administração Pública – ENAP, instituição vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, o encontro foi aberto na tarde desta quarta-feira, dia 16/10, no Marina Park Hotel, com a presença do presidente da ENAP, Paulo Sérgio Carvalho, da deputada estadual Patrícia Sabóia, presidente da Universidade do Parlamento Cearense, do desembargador Francisco Lincoln Araújo, representando o presidente do Tribunal de Justiça, o conselheiro Alexandre Figueiredodo, representando o Tribunal de Contas do Estado, e da diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Lena Neiva, além de dirigentes de escolas de Governo.

A presidente da Universidade do Parlamento Cearense, deputada Patrícia Sabóia, citou o esforço desenvolvido pela Unipace para capacitar agentes públicos que lidam com pessoas, disponibilizando acesso aos cursos ofertados pela instituição. Lembrou a importância do papel da educação na transformação da sociedade. “Ao promovermos a democratização da educação abrimos caminhos para que pessoas humildes e sacrificadas consigam fazer uma graduação e transformar suas vidas”, enfatizou a deputada.

O encontro, a ser encerrado nesta sexta-feira, dia 18/10, busca o fortalecimento das instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo para a ampliação de capacidades quanto à utilização da Educação a Distância como estratégia para enfrentamento dos desafios da gestão pública. A Rede Nacional de Escolas de Governo é formada por cerca de 190 instituições  e tem como objetivo aumentar a eficácia das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos dos três níveis de governo. A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é formada por nove escolas, que desenvolvem ações relacionadas com o aperfeiçoamento do potencial do ser humano e a capacitação qualificação e formação dos servidores públicos do Ceará, tornando-os capazes de se inserir na sociedade, dentro de suas novas exigências e seus novos paradigmas, ao desenvolvimento institucional e da gestão pública.

A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é constituída pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE; Escola de Saúde Pública – ESP; Instituto de Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo – IPC; Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP; Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE; Escola de Contas e de Gestão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará; Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização – EGPR; Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP e Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC.

18.11.2011
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara