Secretário apresenta PPA em reunião do Cede

23 de novembro de 2011 - 12:11

Eduardo Diogo anunciou fórum para prestar contas do PPA

O Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA 2012-2015) foi apresentado pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, na reunião da última segunda-feira, dia 21, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede). O encontro aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece) e foi presidido pelo presidente do Cede, conselheiro Ivan Bezerra.

Em sua apresentação, Eduardo Diogo falou sobre o processo participativo de elaboração do PPA, coordenado pela Vice-Governadoria e Seplag, com a realização de 17 oficinas regionais de planejamento nas macrorregiões do Estado, envolvendo mais de 6 mil cearenses, além de criação de um blog, ampliando a participação da sociedade no processo. O secretário da Seplag informou que o documento está na Assembleia para apreciação e votação dos deputados, e anunciou para o dia 3 de fevereiro a realização de um grande fórum, “quando faremos a prestação de contas das ideias e propostas apresentadas nas oficinas regionais que foram inseridas no PPA”, acrescentou Eduardo Diogo.

O titular da Seplag citou ainda a metodologia utilizada na construção do PPA, com a definição de 28 áreas temáticas e 112 programas, incluindo também objetivos, metas e indicadores. Destacou o crescimento dos investimentos do Estado nos últimos quatro anos em todas as áreas, bem como o comportamento do PIB estadual, que tem mantido uma média superior ao PIB nacional. Quanto ao volume de investimentos projetado para os próximos quatro anos, Eduardo Diogo informou o Estado vai aplicar R$ 17 bilhões. Ao concluir, o secretário reiterou a importância das reuniões da Cede para fazer a interface com os diversos setores do Governo e da sociedade.

Estiveram presentes à reunião os secretários Mauro Filho, da Fazenda, René Barreira, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, César Pinheiro, dos Recursos Hídricos, Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário, e Camilo Santana, das Cidades. Participaram também o presidente da Adece, Roberto Smith, o presidente do Conselho Estadual de Políticas do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, o superintendente do Banco do Nordeste,  Francisco Rivônio Morais, o presidente da Fiec, Roberto Macedo, o deputado estadual Sineval Roque, o presidente regional da CUT, Jerônimo Nascimento, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Honório Pinheiro, o diretor da Confederação Nacional da Indústria, Jorge Parente Frota Júnior, e o prefeito de Pacajus, Pedro José Philomeno.

A pauta da reunião incluiu ainda debate sobre as realizações do Cede na atração de investimentos em 2011, a nova estratégia de ação da Adece e a política de recursos hídricos do Estado.

23.11.2011
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara