Encontro internacional

8 de dezembro de 2011 - 22:56

Sistema de planejamento do Governo do Estado é apresentado à comitiva de Angola

A Ministra do Planejamento da Angola, Ana Dias Lourenço, participou na última quarta-feira, dia 07, de uma reunião na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará (SEPLAG). O tema da reunião foi a apresentação do sistema de planejamento do Governo do Estado.  A ministra, juntamente com sua comitiva, foi recepcionada pelo secretário adjunto da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Philipe Theophilo Nottingham, pelo secretário executivo, Marcos Antônio Brasil e por técnicos da Secretaria.

A comitiva da ministra foi formada pelo Vice Ministro para o Planejamento, Dr. Pedro Luís da Fonseca; pelo Diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Camilo Ceita; pelo Diretor da Direção Nacional de Investimento Público (DNIP),  Dr. Gabriel Leitão, pelo Diretor da Direção Nacional de Desenvolvimento Territorial (DNDT), Dr. Victor Hugo; pela Diretora do Gabinete, Dra. Ana Fernandes e pelo consultor da Angola, o economista Paulo César Batista.

Conforme a ministra Ana Dias, o modelo de planejamento do Estado do Ceará, o de gestão por resultado, despertou a atenção da Angola. “O Ceará tem enfrentado nos últimos anos desafios do ponto de vista estrutural que tem a ver com a alteração do nível de desenvolvimento do próprio Estado. Isto também nos levou a vim conhecer o Estado do Ceará. Angola é um país com uma organização administrativa bem diferente do Brasil. Somos um Estado Unitário com 18 províncias e ao nível de cada território há níveis de desenvolvimento diferentes”, comenta.

Ana Dias Lourenço diz que o Estado do Ceará é exemplo, em nível mundial, na gestão por resultado. “Tivemos um sistema de planejamento funcionando na Angola, mas agora ele está sendo atualizado. Acredito que com essa apresentação, nós vamos poder adaptar o sistema de planejamento do Governo do Ceará à nossa realidade, ou seja, ajustá-lo ao nosso modelo para que efetivamente possamos ter um sistema eficiente de acompanhamento e monitoramento de projetos”, revela.

Segundo Philipe Nottingham, o Governo do Estado gerou uma metodologia e uma sistemática de gerenciamento de projetos denominado Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). “O desenvolvimento dessa metodologia com base em um sistema informatizado chamado WebMapp é uma questão inédita no país e talvez em grande parte do mundo”, ressalta.

Philipe lembra que o sistema do Governo do Estado permite aos gestores o acompanhamento de perto da execução dos projetos, com acesso a informações tanto da execução física quanto da execução financeira. “Por meio desse sistema, a execução financeira pode ser acompanhada em tempo real. O sistema é utilizado pelos secretários e pelo próprio governador Cid Gomes, de forma sistemática, para controlar e tomar decisões acerca dos projetos”, conclui.
 

08.12.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br
85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara