Governo ouve empresários sobre política de inovação

28 de fevereiro de 2012 - 11:56

Encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, na Seplag

Dirigentes de órgãos públicos e empresários de diversos setores da economia do Estado estiveram reunidos manhã desta segunda-feira, dia 27, na Secretaria do Planejamento e Gestão, discutindo propostas para o aperfeiçoamento da política de inovação do Governo do Estado. Para o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, o objetivo foi ouvir sugestões de atores que não fazem parte do Governo, mas que pelo elevado nível de consciência desejam contribuir com propostas inovadoras. O encontro teve também a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior,  René Barreira, do novo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Haroldo Rodrigues Albuquerque Júnior, do presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Flávio Saboia, além de representantes de diversos setores da iniciativa privada.

O novo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Haroldo Rodrigues de Albuquerque Júnior, fez um breve relato do seu perfil profissional. Haroldo foi diretor administrativo da Funcap, no período de 2007 a abril de 2010, quando saiu para ser conselheiro da Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Ceará (Arce), permanecendo até ser convidado pelo governador Cid Gomes para assumir a presidência da Funcap na semana passada. Haroldo Rodrigues defendeu a necessidade de se colocar a inovação na agenda econômica do Governo. “Esse é um desafio que precisa estar claro”, reforçou. Acrescentou ser fundamental saber qual o modelo de inovação precisa ser desenvolvido para o Ceará.

O coordenador do grupo Inovação, Augusto Guimarães, apresentou o trabalho executado pela Funcap a partir de 2008. “São informações importantes para promover o nivelamento com os participantes do grupo, destacando os investimentos estaduais em inovação”, disse o coordenador. Informou no período de 2008 a 2011 foram encaminhadas 450 propostas, das quais 118 foram recomendadas e encontram-se em andamento, com R$ 45 milhões em execução. Acrescentou os editais já aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), mas ainda não lançados.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, enalteceu a importância da iniciativa da Seplag de promover a interlocução com setores da sociedade para promover o aperfeiçoamento da política de inovação no Estado. “É fundamental essa interlocução com o segmento empresarial”, disse o titular da Secitece. René Barreira defendeu a implantação no Ceará de uma cultura da inovação, expandindo-a a todo o Estado. “É importante buscar a interiorização, com a descentralização da Região Metropolitana de Fortaleza”, reforçou. O titular da Secitece recomendou que a política de inovação contemple todos os setores da economia em diferentes empresas.

28.02.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara