Secretário adjunto apresenta avanços no Estado

28 de fevereiro de 2012 - 14:33

Philipe Nottingham participou da Jornada Municipalista na Assembleia

A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta segunda-feira, 27/02, no Plenário 13 de Maio, a 10ª edição da Jornada Municipalista, a primeira deste ano, quando foram homenageados 20 municípios cearenses que comemoraram suas emancipações políticas nos meses dezembro de 2011 e janeiro deste ano. A Secretaria do Planejamento e Gestão foi representada pelo secretário adjunto Philipe Nottingham.

Philipe Nottingham fez uma explanação dos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, que representarão “uma evolução sócio-econômica significativa” para a população cearense, com crescimento dos indicadores sociais acima da média nacional. Segundo ele, houve nos últimos anos, uma redução no número de pobres no Estado, bem como reduziu o fluxo migratório, deixando o “Ceará de ser exportador de gente”. Destacou ainda o crescimento na geração de emprego, aumento das exportações e redução dos impactos das secas, com o fim das frentes de serviço no meio rural. Outro ponto destacado, todos com apresentação de gráficos, foi a redução da mortalidade infantil.

O Secretário Adjunto apresentou gráficos demonstrativos da evolução dos investimentos no Estado no Governo Cid Gomes, que somaram R$ 6,9 bilhões entre 2007 e 2010, o crescimento do PIB de R$ 50,331 em 2007 para R$ 74.949, em 2010, e a melhoria da renda per capta do cearense (17,4%), acima da região nordestina (13,2%) e do Brasil (7,6%). O Plano Plurianual (PPA) 2012 a 2015, segundo  Philipe Nottingham, prevê investimentos de mais de R$ 17 milhões em vários setores do Estado.

O Secretário Adjunto frisou, no entanto, que os desafios são muitos, por ser o Ceará ainda um Estado pobre, “com muito a fazer”, mas com base nos fundamentos do planejamento e gestão, que o Governo do Ceará vem “perseguindo”, possibilitará ter uma “sociedade justa e solidária” e uma econômica que proporcione uma “vida melhor” para todos os cearenses.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Assembleia, deputado José Sarto, e teve ainda a presença do secretário da Cultura, professor Francisco Pinheiro, da Coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação do Estado, Márcia Oliveira, e o vice-presidente da Aprece, Germano Correia, prefeito de Araripe.

José Sarto disse que 170 municípios já foram homenageados nas dez edições anteriores da Jornada Municipalista. Para o deputado a “vida acontece nos municípios”, por isto nada mais justo do que homenagear “o mais importante dos três entes” (União, Estado e Município), no caso o município, que forma a estrutura federativa do país.
Foram homenageados 20 municípios. São eles: Alcântaras, Altaneira, Ararendá, Apuiarés, Banabuiu, Catunda, Cruz, Farias Brito, Hidrolândia, Independência, Ipaumirim, Madalena, Mucambo, Ocara, Redenção, Icapuí, Iguatu, Jardim. Paramoti e Tejuçuoca.

28.02.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara