Terceira edição do “O Ceará que a Gente Faz” será no Castelão

14 de março de 2012 - 17:42

Diretores e membros da FAEC visitarão equipamento nesta sexta-feira

A 3ª edição do projeto “O Ceará que a Gente Faz”, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), visitará na próxima sexta-feira, dia 16/03, às 8h30min, as obras de reforma, ampliação e adequação do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão).  Com a reforma, o estádio Castelão será a maior arena esportiva do Norte/Nordeste e terá capacidade para 67.037 espectadores.

Diretores e membros da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) foram convidados a conhecer o Castelão, empreendimento que o Governo Cid Gomes vem executando dentro dos prazos e metas estabelecidos. O secretário Eduardo Diogo, da SEPLAG, disse que a idéia do projeto é mostrar para o conjunto organizado da sociedade cearense, o que o Governo Cid Gomes vem fazendo para melhorar a qualidade de vida da população. A comitiva será recebida pelos secretários Eduardo Diogo e Ferrúccio Feitosa, da Secretaria Especial da Copa (Secopa).   

A primeira edição do projeto foi uma visita ao Centro de Eventos do Ceará, por representantes da Federação dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). A segunda foi ao Metrofor, com aproximadamente 40 diretores da Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), conhecendo o moderno equipamento de transporte urbano. 

A obra de reforma, ampliação e modernização do Castelão, estava em fevereiro passado, com 59,2% de execução, de acordo com relatório do consórcio construtor. Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização, duas já foram finalizadas. A etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A fase compreende estacionamento e praça de acesso do setor Norte e o edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A etapa II compreende estacionamento e praça de acesso setor Sul.

A etapa III prevê à construção do edifício central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para o novo equipamento, cinco já estão erguidos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 45,37% de execução. A previsão é que o prédio seja concluído em setembro. Já a etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 25,13% de conclusão. A previsão é que a obra do Castelão seja entregue em dezembro deste ano.

Dentro do projeto, também já estão sendo montados os primeiros pilares que vão sustentar a nova coberta do Castelão. Serão ao todo 60 pilares que vão suportar a coberta de policarbonato que irá proteger os torcedores dos altos índices de insolação do Nordeste brasileiro e garantir a qualidade das transmissões televisivas. Quando concluído, o Castelão estará entre os quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira).

As obras do Castelão foram iniciadas no dia 13 de dezembro de 2010, data em que o Governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço e o contrato com o BNDES. No total serão investidos R$ 518.606 milhões, que incluem todas as intervenções internas e externas (característica inédita na construção dos estádios da Copa no Brasil), a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte) e a operação do estádio por oito anos. O consórcio vencedor foi o Arena Multiuso Castelão (Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA) e o consórcio construtor foi o Castelão (Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça Construtora Ltda).

14.03.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag / Secopa
Secretaria do Planejamento e Gestão / Secretaria Especial da Copa 2014 ( 85 3101.4508 / 85 3264.5359 )
Twitter: @SeplagCeara