Governo divulga resultado do PIB de 2011

20 de março de 2012 - 13:44

Números serão anunciados em entrevista nesta terça-feira, dia 20, na SEPLAG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), divulga, em entrevista coletiva aos meios de comunicação, nesta terça-feira, às 15 horas, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará relativo ao quarto trimestre de 2011 e o acumulado, de janeiro a dezembro, do referido ano. O desempenho da economia cearense, como já esperado pelo IPECE, superou o crescimento do Brasil no ano passado, que foi de 2,7 por cento em relação a 2010. Logo após a entrevista, o trabalho do Instituto poderá ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.

A entrevista será realizada na sala de reuniões da Seplag, no Edifício Seplag, 3º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba, com a presença do titular da SEPLAG, Eduardo Diogo, e do diretor do IPECE, professor Flávio Ataliba, além de técnicos do Instituto. O trabalho do IPECE, intitulado de “Desempenho da Economia Cearense no 4º trimestre e Acumulado de Janeiro a Dezembro de 2011”, está publicado do “IPECE Informe nº 25, de março/2012”. O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do comportamento da economia cearense no curto prazo.

Os resultados da economia estimados trimestralmente são expressos somente em taxa de crescimento, ou seja, o PIB trimestral não é apresentado em valores correntes, mostrando a evolução da economia, apenas, em termos de variação percentual, diferentemente dos resultados para o país que, além das taxas de crescimento, são revelados também em valores correntes trimestrais. No entanto, ao final de cada ano o IPECE faz uma estimativa em valor para o PIB total e para o PIB per capita, com base nas Contas Trimestrais. O trabalho está estruturado em cinco seções.

Além do Ceará, mais cinco estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo. Esses estados utilizam a mesma ponderação das contas regionais e também é calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

20.03.2012
Assessoria de Comunicação do Ipece / Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara