Governo e FIDA debatem Projeto Paulo Freire

20 de março de 2012 - 19:45

Objetivo é reduzir a pobreza no semiárido cearense

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciaram na manhã desta terça-feira, dia 20, uma série de reuniões com secretários e técnicos do Governo do Estado para discutir a elaboração de projetos de redução da pobreza no semiárido cearense. O primeiro encontro foi no auditório da Secretária do Planejamento e Gestão, com a presença dos secretários Eduardo Diogo, da SEPLAG, e Nelson Martins, da SDA, do gerente do FIDA no Brasil, Ivan Cossio, além do secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim.  

Ao abrir a reunião, o secretário Eduardo Diogo lembrou que o trabalho da missão do FIDA vai ao encontro da meta do governador Cid Gomes de reduzir cada vez mais os índices de pobreza no Estado, principalmente na área rural.  Destacou ainda a importância da abrangência do projeto, voltado para o atendimento do semiárido do Estado.

O secretário Nelson Martins disse que a convivência com os técnicos do FIDA tem sido “extremamente agradável”. Salientou ainda a atuação da SEPLAG no atendimento às questões de desenvolvimento agrário, revelando que o FIDA faz sempre questão de envolver a equipe da SEPLAG no debate sobre o projeto.

A missão ficará em Fortaleza até o próximo dia 30, debatendo com técnicos do Governo do Estado os ajustes finais do Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire. O objetivo é contribuir para a redução da pobreza rural no semiárido cearense através do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável pautado na geração de renda, no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

O Projeto Paulo Freire deverá atender agricultores familiares de 26 municípios do Estado, além de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. As ações do projeto deverão beneficiar inicialmente cerca de 30 mil famílias.

20.03.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( 85 3101.4508 )
Twitter: @SeplagCeara