Formação de mão-de-obra é tema de encontro na Seplag

27 de março de 2012 - 16:32

Participaram representantes da Seduc, Sebrae, Senai, Senar, FCDL e CIC

Dirigentes dos setores produtivos e de secretarias do Estado, além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e Centro Industrial do Ceará (CIC) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 26, na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), discutindo a formação de mão-de-obra no Ceará. O encontro fez parte de uma série de reuniões promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seplag, com objetivo de debater com segmentos da sociedade temas relacionados ao desenvolvimento do Ceará, buscando o aprimorar a interlocução com esses setores.

O secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, avaliou que o grupo tem dois importantes desafios: integrar as ações das redes já existentes e prover a capacitação em sintonia com as demandas. “Com a concretização desses dois focos conseguiremos dar um grande salto”, reforçou o titular da Seplag. Eduardo Diogo informou que o governador Cid Gomes tem interesse em liderar esse processo, e que em breve marcará agenda como essa pauta.

Após o secretário Eduardo Diogo, agradecer aos participantes pelo atendimento ao convite, o coordenador do grupo, Roberto Amaral Ribeiro, falou dos objetivos da reunião de identificar mecanismos e ideias para potencializar a formação de mão-de-obra. Salientou o compromisso do governador Cid Gomes com o tema, investindo na construção de escolas de educação profissional. “Visitei recentemente uma dessas escolas e fiquei impressionado com o projeto, que já desperta interesse de outros estados”, revelou Roberto Amaral, acrescentando que o Estado tem as ferramentas necessárias para o sucesso. O nosso desafio é contribuir para  potencializar”.

O secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda, destacou o compromisso do governador Cid Gomes de implantar a maior rede de educação profissional, um fato que não existia há cinco anos. Informou que no próximo mês o Governo entregará mais dez escolas, acrescentando que outras nove unidades estão em construção e 19 em processo de licitação. O número de estudantes já formados é de 3 mil e 300 e a previsão para este ano é de mais 6 mil concludentes. Atualmente 30 mil alunos estão matriculados nas escolas de ensino profissional.

Falaram ainda o diretor técnico do Sebrae, Alcy Porto, e os representantes do Senar,  Paulo Remígio Neto, e do Senai, Tarcísio José Cavalcante Bastos, apresentando um perfil do trabalho dessas entidades na qualificação profissional, além de apontar desafios, bem como o presidente da FCDL, Honório Pinheiro.

Participaram do encontro desta segunda-feira, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, o presidente da Associação Comercial do Ceará João Porto Guimarães, a presidente do Centro Industrial do Ceará, Nicolle Barbosa e o secretário-executivo da Secretaria da Pesca e Aqüicultura, Glauber Gomes, dentre outros.

26.03.2012
Assessoria de Comunicação do Ipece / Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (   comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara