SEPLAG lança IV Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública

23 de abril de 2012 - 18:03

O lançamento será nesta terça-feira, dia 24, às 14 horas

A Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) promoverá o lançamento do IV Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública – PCGP-2012, na nesta terça-feira, 24 de abril, às 14 horas, no auditório do órgão. A solenidade será presidida pelo titular da pasta, Eduardo Diogo. Na oportunidade Margareth Fabíola dos Santos Carneiro, autora do livro “Gestão Pública”, fará uma palestra sobre o tema “Boas práticas em gerenciamento de projetos no setor público”. Gestores do serviço público estadual foram convidados para o evento. Para o secretário da SEPLAG, o lançamento do Prêmio tem como pano de fundo uma grande convocação para fazer do Ceará, em todas as suas instâncias que permeiam as esferas federal, estadual e municipal, um estado referência.

A palestrante é doutoranda em Administração pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, mestre em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduada em projetos pela Fundação Getúlio Vargas do Distrito Federal. É também presidente-fundadora do PMI (seção regional do Project Management Institute) do Distrito Federal e coordenadora do Fórum Internacional de Governo do PMI – região Brasil.

O Prêmio Ceará Gestão Pública é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – 500 pontos, garantindo assim a similaridade ao Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF. Podem concorrer entidades e órgãos públicos, de qualquer uma das três esferas de Governo.

A criação do PCGP tem um histórico iniciado em outubro de 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Ceará foi pioneiro em ancorar o GesPública no Poder Executivo estadual. Ao assumir esse desafio de incentivar as organizações públicas a repensarem seus modelos de gestão, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

Instituído em abril de 2009, o Prêmio representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará e está alinhado com a gestão contemporânea e responde às exigências próprias da natureza pública das organizações. Criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o PCGP mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores públicos e privado em mais de 120 países.

Mais informações pelos seguintes contatos: 85.3101.6130 / 3101.6798 e pelo e-mail gespublica@seplag.ce.gov.br.