Secretários discutem Logística para o Desenvolvimento

15 de maio de 2012 - 18:22

Encontro foi realizado em Salvador, numa iniciativa do Conseplan

Secretários de Planejamento do Nordeste participaram do seminário Logística para o Desenvolvimento do Nordeste, realizado na última segunda-feira, dia 14, em Salvador. A iniciativa foi do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), para discutir os projetos prioritários para o desenvolvimento da região, a partir de documento analisado previamente por técnicos de cada estado. Participaram também o secretário do Planejamento do Espírito Santo e dirigentes do BNDES e BNB.

O objetivo deste documento é identificar projetos e programas do Governo Federal que sejam considerados prioritários para o desenvolvimento do Nordeste e definir ações relacionadas à inserção desta região nos planos nacionais de logística de transportes, infraestrutura energética e redes de dados e comunicação.

Os Secretários dos Estados destacaram a necessidade de investimentos na interligação aeroviária entre os estados nordestinos, além da construção e recuperação de rodovias federais e ferrovias ligando o Nordeste às outras regiões do Brasil. O secretário Eduardo Diogo salientou a importância da integração dos Estados para o desenvolvimento da região e sugeriu a inserção do projeto de duplicação da BR 304 que liga os estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

“O desafio agora é que cada estado analise sua própria dinâmica e verifique que projetos locais têm conectores com os modais interregionais”, observou o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, eleito diretor da Regional Nordeste do Conseplan.

15.05.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara