Estado define modelo inovador para novo contrato com BIRD

25 de maio de 2012 - 17:45

A decisão foi anunciada pelo governador Cid Gomes, após ouvir secretários

O Governo do Estado confirmou na manhã desta sexta-feira, dia 25, mais uma operação com o Banco Mundial, no valor global de US$ 350 milhões. O que muda agora é o modelo a ser adotado, migrando do SWAp  para o P4R, que tem foco direto nos resultados. A decisão foi tomada  pelo governador Cid Gomes ao participar do Workshop Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades Sociais e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará, concluído no final da manhã desta sexta-feira, dia 25, no Palácio da Abolição.

Durante o encontro, o Governador avaliou o desempenho do Governo do Estado na operação SWAp II, recebendo inclusive a percepção da equipe do Banco Mundial e as informações que diferenciam o novo instrumento P4R do modelo SWAp. Depois de ouvir a opinião dos secretários estaduais, o governador Cid Gomes decidiu pelo novo modelo, “o que coloca o Ceará em posição de vanguarda, tornando-se a primeira organização pública do Brasil a firmar contrato no modelo P4R, voltado exclusivamente para os resultados”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, salientando que  a escolha tem a característica da postura do governador Cid Gomes de tomar decisões inovadoras e desafiadoras.

Para o titular da SEPLAG, o modelo a ser adotado representa um grande desafio e revela o conceito de referência que o Ceará tem junto ao Banco Mundial. Eduardo Diogo destacou que a opção pelo P4R trará o fortalecimento institucional do Estado. O próximo passo, conforme adiantou o secretário da SEPLAG, será a definição dos indicadores pertinentes para avaliação e aprovação do governador Cid Gomes. “Esses indicadores darão o norte, onde deveremos focar com maior intensidade”, acrescentou Eduardo Diogo.

O contrato de quatro anos será assinado em junho ou julho do próximo ano, quando deverá ocorrer o desembolso de 25% do valor do contrato. Para o consultor do BIRD, Tom Kenyon, a realização de uma operação do modelo P4R representa maior confiança e segurança no Governo do Estado, e tem como uma das principais vantagens a flexibilização do processo de implantação do projeto.

Após o encerramento do Workshop, o secretário Eduardo Diogo manifestou seu agradecimento à equipe da SEPLAG e do IPECE que organizou e participou da série de reuniões com o grupo do BIRD. Dirigiu-se também à comitiva do banco para agradecer a postura, reiterando de modo enfático, que é determinação do Governador obter o feedback e refletir sobre os resultados. “O Estado que não buscar aprimoramentos está fadado ao insucesso. A visão do Governador Cid Gomes é de vanguarda”.

25.05.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara