SEPLAG participa do lançamento do Prêmio Celso Furtado

28 de maio de 2012 - 13:43

Flávia Teixeira falou das ações de combate as desigualdades regionais

A Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) participou do lançamento do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional – edição 2012. O evento foi  realizado na quinta-feira, 24/05, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, do Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago, do Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da SUDENE, Guilherme Rebouças, do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra e do deputado federal Ariosto Holanda. A gestora do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, Flávia Teixeira, que está respondendo pela Coordenadoria do Planejamento, Orçamento e Gestão da SEPLAG, representou o secretário Eduardo Diogo.

Flávia Teixeira falou dos projetos estruturantes e inclusão produtiva desenvolvidos pelo Governo do Estado, apontando as desigualdades regionais existentes no Ceará, além de mostrar as ações setoriais do Governo Cid Gomes, para minimizar a situação. Para isto, segundo a coordenadora, a gestão pública estadual está interiorizando as políticas, buscando o desenvolvimento do Estado. Ela citou ações que estão sendo executadas nos setores de saúde, educação, trabalho, turismo, segurança pública, infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, recursos hídricos, metroferroviária, ferroviária, rodoviária e aeroportuária.  Falaram ainda Sérgio Duarte de Castro, secretário do Ministério da Integração,  e José Narciso Sobrinho, superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

A primeira edição do prêmio, realizada em 2010, homenageou o professor Celso Furtado, e nesta segunda edição, o homenageado é professor Rômulo de Almeida, ex-presidente do Banco do Nordeste. Os homenageados foram responsáveis pelo reconhecimento da importância social e política, da questão regional brasileira a partir da década de 1950.

28.05.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara