Secretários Executivos assistem palestra sobre gestão de projetos

29 de maio de 2012 - 11:19

Marcos Brasil disse que próxima reunião será sobre Previdência

O professor e consultor Cássio Germano participou hoje, 28 de maio, da reunião dos Secretários Executivos do Governo do Estado, que mensalmente é realizada na Secretaria do Planejamento e Gestão, sob coordenação do Secretário Executivo da pasta, Marcos Brasil. O consultor falou sobre o “processo de mudança organizacional para a gestão eficiente de projetos”. Marcos Brasil informou que Previdência no Serviço Público será o tema da próxima reunião.     

Cássio Germano disse que são quatro os desafios de um projeto, citando a motivação e capacitação, infraestrutura, distância de quem toma as decisões e ferramentas. Ele apontou como desafios na gestão de projetos, saber o que é prioridade, conseguir apoio da cúpula, obter ganhos no curto prazo, conhecer o que faz e o que tem e comunicar com eficiência. O consultor apontou ainda como desafios adotar uma metodologia de gestão de projetos e capacitar, informando que quase mil pessoas foram capacitadas no Governo Cid Gomes.

Lena Neiva, diretora da Escola de Gestão Pública (EGP), fez uma exposição sobre o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que tem como objetivo desenvolver as competências essenciais dos gestores, de modo a subsidiar ganhos de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas. A diretora falou da pesquisa que identificou o perfil atual dos gestores da administração pública do Estado, no que diz respeito à faixa etária (41% tem idade entre 50 e 59 anos de idade), gênero (83% do sexo masculino), formação educacional (68% tem pós-graduação e desta percentagem, 25% tem mestrado ou doutorado) e experiência de trabalho (53% tem vivência nos setores público e privado). 

28.05.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (   comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara