SEPLAG e SERPRO assinam cinco convênios de cooperação

12 de julho de 2012 - 13:51

Estão programadas a capacitação de servidores e instalação de 27 telecentros

Capacitação de servidores à distância e a instalação de 27 telecentros foram os objetivos de cinco convênios assinados hoje, 11 de julho, entre o Governo Federal, por meio dão Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e quatro secretárias de Estado: Planejamento e Gestão (SEPLAG), Justiça e Cidadania (SEJUS), Cultura (SECULT) e Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A solenidade foi realizada na sala de reunião da SEPLAG.

Secretário Adjunto do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Philipe Nottingham falou da importância dos telecentros para a política de inclusão social e digital implantada pelo  Governador Cid Gomes, que “tem pautado suas ações na ousadia, avançar sempre, porque é nas dificuldades que se consegue as melhorias”. Destacou a parceira com o SERPRO, para “aprender e avançar no uso das tecnologias da informação e comunicação”.

O presidente do SERPRO, Marcos Mazoni, falou da satisfação de estar contribuindo  “na construção de um processo histórico que vai dar melhorias à população do país, e, neste caso, do Ceará”. Marcos Mazoni entende que os telecentros vão permitir não apenas a inclusão digital e social, “mas também inclusão do trabalho, do conhecimento, do entretenimento”. Participaram da solenidade os secretários Evandro Leitão, da STDS, Mariana Lobo, da SEJUS, Maninha Morais, Secretária Adjunta da SECULT, Paulo Neiva, Secretário Adjunto da STDS, Lena Neiva, Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP) e Eunides Chaves, Coordenadora da Universidade do SERPRO ( UNISERPRO).

Os dois convênios com a SEPLAG objetivam estabelecer a cooperação técnico-científica e cultural, formação de servidores, visando ao intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências e serão desenvolvidos pela SEPLAG e sua vinculada, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). Os convênios com as demais secretarias permitirão a instalação de 27 telecentros, sendo sete na SEJUS, 15 na STDS e cinco SECULT, que funcionarão em ambientes atendidos pelas secretárias como pontos de cultura e presídios. Os telecentros vão proporcionar à população acesso à tecnologia da informação para fins de estudos, pesquisas, capacitação, entretenimento e serviços do Governo Eletrônico – E-GOV.  Cada telecentro é formado por dez microcomputadores e um servidor de rede. O  SERPRO vai instalar e configurar os equipamentos, disponibilizando formação dos monitores que fazem o atendimento nas unidades, bem como ficará responsável pelo acompanhamento das atividades, manutenção dos softwares e custeio dos profissionais.

11.07.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (     comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara