Governo quer regularizar imóveis e casas populares

21 de agosto de 2012 - 19:35

Secretário da Seplag discutiu assunto com dirigentes de cartórios

Dirigentes de cartórios de Fortaleza e da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg), e representante do Tribunal de Justiça do Estado participaram na tarde desta segunda-feira, dia 20, de reunião com o secretário do Planejamento e Gestão, Eduard Diogo. O objetivo do encontro, realizado na Seplag, foi iniciar a discussão da regularização dos imóveis pertencentes ao Estado e da documentação de casas financiadas pela Companhia de Habitação do Ceará (Cohab).

O secretário Eduardo Diogo informou que o Governo está tratando o assunto sob duas grandes vertentes. “Temos o desafio de identificar, georreferenciar e avaliar esses imóveis. Depois vamos definir o que deve ser mantido e alienado. Com isso, podemos aumentar a capacidade de investimento do Estado”, informou o titular da Seplag, acrescentando que o Estado tem no Sistema de Gestão de Bens Imóveis – SGBI um total de 6.782 unidades.

Na outra vertente, o Governo do Estado quer garantir o sonho de 49.172 famílias cearenses, que ainda não possuem escritura e registro dos bens adquiridos à Companhia de Habitação do Ceará (COHAB), através do Sistema Financeiro da Habitação ou em regime de mutirão. “Não sabemos, por exemplo, quem são os atuais proprietários. São pessoas que têm a posse, mas não possuem o papel da casa para ser um patrimônio da família”, disse Eduardo Diogo.   

Durante a reunião foi criada uma comissão que terá a missão de identificar os gargalos a serem superados e propor soluções, objetivando a conclusão do trabalho até o final de 2013. “Vamos buscar soluções criativas e articular para que elas aconteçam”, reforçou o secretário da Seplag, destacando que a ação tem cunho institucional e social. 

21.08.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (    comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara