Governo e SEBRAE assinam protocolo de intenções

28 de setembro de 2012 - 15:25


Objetivo é criar o Observatório das Micro e Pequenas Empresas

O secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão (SEPLAG), participou nesta terça-feira, dia 25/09, da 5ª edição da Feira do Empreendedor, promovido Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Na oportunidade assinou juntamente com o governador Cid Gomes e o superintendente do SEBRAE Ceará, Carlos Cruz, um protocolo de intenção para a criação do Observatório das Micro e Pequenas Empresas Cearenses, iniciativa que irá mapear e monitorar a realidade econômica e o papel social das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais no Estado do Ceará.
   
Dados da Secretaria da Receita Federal e do SEBRAE apontam que 99% do universo das empresas do país é formado por micro e pequenas empresas, que respondem por cerca de 70% dos empregos formais, 20% do PIB e por apenas 2% das exportações do país. No Ceará, segundo o secretário Eduardo Diogo, quase 60% das micro e pequenas empresas estão concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza. Essa realidade de números tão distintos levou as entidades do setor a pensar em ampliar os estudos a respeito da competência, formação, qualificação e da realidade econômica e papel social das micro e pequenas empresas do estado.

“Um dos objetivos do Observatório é fornecer aos governos, aos investidores, economistas e às próprias empresas informações sobre o segmento que possam ajudar a fomentar novos negócios e colaborar para a criação de políticas públicas de incentivo para o setor da micro e pequena empresa”, explica Carlos Cruz, superintendente do SEBRAE Ceará.

28.09.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br  / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara