Conselho do CIPP aprova projeto de urbanização do Porto do Pecém

6 de novembro de 2012 - 16:44

Eduardo Diogo disse que reunião fecha ciclo inicial de trabalho

O Conselho Gestor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) aprovou em reunião nesta segunda-feira, dia 05/11, o projeto de urbanização do Porto do Pecém elaborado pelo arquiteto Fausto Nilo, que contempla o eixo de ocupação territorial, um dos três demandados pelo governador Cid Gomes. Os outros dois eixos, capacitação e oportunidades de emprego, foram elaborados sob a coordenação da FIEC e SEBRAE, respectivamente.

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, que coordenou a reunião,  disse que o encontro fecha um ciclo iniciado no dia 31 de maio passado, quando o Conselho Gestor do CIPP esteve reunido com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição. “O nosso grande desafio agora é assegurar a implantação de um projeto que seja complementar, integrando as várias atividades do cotidiano da população, sustentável e seja harmônico”, acrescentou Eduardo Diogo.

Os conselheiros terão agora uma nova reunião com o governador Cid Gomes, em data a ser confirmada conforme a agenda do Chefe do Executivo. Na oportunidade será feita a ”apresentação final de todo o processo desenvolvido durante estes cinco meses de criação e muito trabalho”.  Também serão empossados os 30 membros do Conselho Gestor e nomeados os integrantes da Unidade Gestora, composta por um presidente e três diretores, indicados por entidades da iniciativa privada.

Depois de afirmar que a mobilidade urbana é um dos principais problemas do mundo hoje, Fausto Nilo defendeu a idéia de uma ocupação territorial onde se possa “harmonizar o desenvolvimento urbano e a vida saudável entre as pessoas, as famílias, os vizinhos”. O arquiteto disse que a urbanização inclui negócios e vantagens para todos, desde que haja o planejamento.

A reunião teve a presença do secretário Camilo Santana, das Cidades, do procurador adjunto Diogo Musy, da PGE, dos deputados estaduais Lula Moraes e Sérgio Aguiar, e dos presidentes da FIEC, Roberto Macedo e do Conselho Deliberativo do SEBRAE, João Porto Guimarães, representantes das Secretarias da Saúde, Infraestrutura e Educação, além da Adece, Conpam, Semace, prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, Petrobras e Companhia Siderúrgica do Pecém.

06.11.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara