PAI festeja 22 anos de criação

12 de novembro de 2012 - 03:00

Programa do Aposentado promove festa comemorativa no Náutico

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI está completando 22 anos no próximo dia 30 de novembro de 2012, atendendo, atualmente, mais de cinco mil cadastrados. Para festejar a data, será realizada uma festa nesta terça-feira, dia 13/11, das 19 às 23 horas, no Náutico Atlético Cearense.

Criado pelo decreto nº 21.088 de 30 de novembro de 1990, o PAI atua, especificamente, junto à comunidade de aposentados e pré-aposentados da Administração Pública Estadual, com oferta de serviços nas áreas sócio-educativas e culturais.

Nas duas últimas décadas, o PAI tem colocado questões relativas ao envelhecimento na sua pauta, assumindo função cada vez mais ampla no desenvolvimento de ações sócio-educativas e culturais para o idosos/aposentados do serviço público estadual.

Desde 1990 o PAI atua junto à comunidade de aposentados e pensionistas da Administração Pública Estadual, disponibilizando para eles um conjunto ações/atividades de natureza sócio-educativa e cultural cujo. O objetivo principal encontra-se na missão do programa de “promover a integração e a socialização do Aposentado da Administração Pública Estadual, com foco na qualidade de vida e cidadania.

O público do PAI participa de cursos de informática, através do Projeto aposentado@idosoincluído – Premio Ceará de Cidadania Eletrônica -2008, de curso de línguas estrangeiras, bem como programas de atividades físicas, além de danças de salão e do ventre, de coral e de teatro. Os aposentados e pensionistas também tem aulas de teclado, de violão, de desenvolvendo a memória e exercício cérebro. Identidade e memória, jornadas filosóficas, neurolinguistica e oficina de oração e vida, são outras atividades desenvolvidas pelo PAI.

O PAI também zela pela saúde de seus associados, desenvolvendo ações pontuais, como: participação nas campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde do Estado, de modo contínuo, vacinação e aferição da pressão arterial,

Neste ano de 2012, o PAI está oferecendo aos seus associados 27 cursos distribuídos em 101 turmas. Até esta data, foi realizado cerca de 27.000 atendimentos. Além das atividades, acrescentam-se os Projetos Especiais desenvolvidos pelo Programa: Preparação para a aposentadoria – PIPA, Revendo amigos e Trocando de mãos.

Encontros de socialização, realizados semanalmente, abordam palestras sócio-educativas, apresentações artístico-culturais, comemorações cívicas, populares e religiosas, comemoração bimestral para aniversariantes. Sessão de cinema, declamação de poesias, festas temáticas, passeios, exposição de arte e artesanato e seminários fazem parte do cotidiano do PAI.

Outro ponto do PAI é a geração de ocupação e renda, com a promoção de cursos e oficinas na área de artesanato e trabalhos manuais, comercialização de produtos, atendendo ao aposentado que procura por oportunidades de ocupação e complementação de renda. Destacam-se os cursos de pintura em tecido, pintura em tela, desenho artístico e feira de artesanato.