Domingos Filho abre Congresso de Gestão Pública

14 de novembro de 2012 - 03:00

Vice-governador falou sobre avanços e desafios na gestão pública

O vice-governador Domingos Filho presidiu a solenidade de abertura do Congresso Ceará Gestão Pública 2012, que este ano tem como tema “a inteligência pública a favor do cidadão”, nesta terça-feira, 13/11, no Centro de Eventos do Ceará. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) e da Escola de Gestão Pública (EGP). A solenidade marcou também a certificação das organizações reconhecidas e premiadas do IV Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Publica.

O vice-governador Domingos Filho falou sobre “os desafios e avanços da gestão pública do Estado do Ceará”. Disse que o Ceará tem muito que comemorar em avanços e desafios na administração pública, citando como avanço extraordinário a profissionalização do serviço público em várias áreas, dando como exemplo os trabalhos realizados nos setores da saúde e segurança.

Na educação citou a Política de Alfabetização na Idade Certa implantada pelo Governador Cid Gomes quando era prefeito de Sobral, e atualmente é modelo para o Governo Federal. Domingos Filho destacou ainda o planejamento estratégico, a Lei de Acesso à Informação, como instrumentos importantes para superar os desafios e avançar nos processos, sempre na construção coletiva das idéias e projetos na democratização das decisões. Afirmou que o Prêmio Ceará Gestão Pública é um exemplo de desafio, porque coloca o conjunto de servidores para pensar e trabalhar novas idéias que possam resultar em ações de bem-estar da sociedade.

O secretário Eduardo Diogo disse que “o nosso papel é poder contribuir com a gestão pública”, destacando que governo Cid Gomes coloca o Ceará como referência nacional nos setores da saúde e educação. O secretário parabenizou todos os presentes e enalteceu os participantes da premiação, bem como de toda a equipe organizadora da SEPLAG e EGP. A solenidade teve a participação dos secretários Arruda Bastos, da Saúde, Nélson Martins, do Desenvolvimento Agrário, João Melo, da Controladoria e Ouvidoria Geral, e Mariana Lobo, da Justiça, e do coronel Iran Jaborandy, da 10ª Região Militar. Compareceram também representantes da Procuradoria Geral do Estado, ETICE, IPECE, ISSEC, CGD, Defensoria Pública, EGP e TCM.

13.11.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara