Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica 2012 tem seus vencedores

21 de novembro de 2012 - 03:00

São eles: ETICE, CAGECE, SDA e Secretaria de Ciências e Tecnologia de Tauá

Os ganhadores do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica 2012 foram conhecidos na tarde desta quarta-feira, dia 20. Os primeiros lugares ficaram com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), na categoria Inovação, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), na Inclusão Digital, a Secretaria de Ciências e Tecnologia de Tauá, na TI Verde, e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), na Governança de TI. 

 A solenidade foi presidida pelo secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão (SEPLAG), que destacou ser o prêmio é o reconhecimento das boas práticas de gestão pública, considerando ser a SEPLAG responsável por dar boas condições às demais secretarias e setoriais nesta área. Como este ano participaram do concurso 39 projetos e 12 foram premiados, Eduardo Diogo afirmou que fica o desafio para ampliar a participação nos próximos anos, nas esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. Elogiou a comissão julgadora, que ressaltou ser de “alto nível e plural”, ao mesmo tempo em que também parabenizou àqueles que não foram premiados, mas que contribuíram com sua inteligência, ficando o aprendizado.

A secretária Izolda Cela, da Secretaria da Educação, falou em nome dos órgãos e entidades vencedoras, louvando, inicialmente, a iniciativa da SEPLAG e afirmando ser este um momento de reconhecimento. Para a Secretária,  o prêmio é para “pessoas que são desafiadas e desafiam a si mesmo”, porque cada projeto tem sua importância, com o da SEDUC, “Luz do Saber”, voltado para todas das pessoas, principalmente para as crianças com maior dificuldade de aprendizado.     

Participaram também da solenidade o secretário René Barreira, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), presidente Paulo Henrique Lustosa, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), o procurador adjunto Diogo Musy, da Procuradoria Geral do Estado, o reitor José Jackson Sampaio, da UECE, a superintendente Lúcia Rocha, do ISSEC, e o presidente Fernando Carvalho, da ETICE.

O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEPLAG, com objetivo  reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública. Ao todo foram inscritos 39 projetos, sendo 32 selecionados para participar da 2ª fase e 20 para a 3ª fase do prêmio nas categorias: TI Verde, Inclusão Digital, Inovação e Governança de TI. Conforme resultado apresentado pela Comissão Julgadora, os três finalistas por categoria são os seguintes:

Categoria Inovação

Projeto

Órgão/Entidade

1º lugar – Cinturão Digital do Ceará – CDC

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE

2º lugar – Entities Framework

Universidade Estadual do Ceará – UECE

3º lugar – Virtualização do Processo Judicial

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE

 

Categoria Inclusão Digital

Projeto

Órgão/Entidade

1º lugar – Casa Digital do Campo – Territórios Digital (MDA)

Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA

2º lugar – Luz do Saber

Secretaria da Educação – SEDUC?

3º lugar – CEASA DE BOLSO – Levando preços de produtos as cadeias de comercialização de hortifrutigranjeiros

Centrais de Abastecimento do Ceará S.A .- CEASA

 

Categoria TI Verde

Projeto

Órgão/Entidade

1º lugar – Fábrica de Ideias

Secretaria de Ciências e Tecnologia de Tauá

2º lugar – Otimização Energética do Datacenter

Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE

3º lugar – Exame e Julgamento Eletrônico de Prestação de Contas Anuais

Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE

 

Categoria Governança de TI

Projeto

Órgão/Entidade

1º lugar – Gerenciamento de Riscos e Controles de TI

Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE

2º lugar – Excelência da Gestão de TI com base na GesPública

Procuradoria-Geral do Estado – PGE

3º lugar – Sisprojet – Sistema de Gerenciamento de Projetos

Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – ISSEC