Secretário Adjunto defende melhoria na qualidade de vida
4 de dezembro de 2012 - 19:14
Reitor da UECE fala sobre saúde e trabalho
O secretário adjunto Philipe Nottingham, do Planejamento e Gestão (SEPLAG), participou nesta terça-feira, 4/12, a solenidade de abertura do Fórum da Saúde do Servidor Público 2012, que tem como tema “As estratégias de promoção da saúde do servidor público estadual no trabalho”. A promoção é do Governo do Ceará, por meio da SEPLAG e organização da Escola de Gestão Pública (EGP).
Philipe Nottingham destacou a necessidade de “pensarmos em políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida do servidor público”, considerando que as pessoas dedicam 1/3 de suas vidas ao trabalho. O Secretário Adjunto disse que o Governo do Ceará vive momento bastante importante na sua capacidade de desenvolvimento e ampliação de serviços, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de todos os segmentos da população.
Para o secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo, a realização do Fórum vai ao encontro da política de valorização do servidor público estadual nas mais diversas vertentes, sob a orientação e liderança do governador Cid Gomes. O Secretário parabenizou a equipe da Coordenadoria de Perícia Médica da SEPLAG pelo alto nível do evento.
O Coordenador da Perícia Médica, coronel Barreto Dias, fez uma retrospectiva histórica do cuidado com a saúde pública no Brasil e no mundo. Ele aproveitou a oportunidade para entregar ao Secretário Adjunto minuta de decreto regulamentando a doença profissional e de acidente de trabalho no serviço público estadual. Segundo Barreto Dias, a falta de uma regulamentação dificulta ações preventivas do Estado com relação à saúde do servidor e da servidora.
O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Dr. Jackson Sampaio fez uma conferência sobre o tema “Saúde e Trabalho: os determinantes sociais do processo saúde/doença na contemporaneidade”. O reitor disse que um dos maiores problemas do serviço público são os sofrimentos mentais, gerados por conta do conflito de participar ou não, individual ou coletivamente, dos processos de decisões.
30.11.2012
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara