Secretários têm encontro em Belo Horizonte

4 de dezembro de 2012 - 03:00

Fórum Consad & Conseplan discutirá melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) e o Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) voltam a se realizar em Belo Horizonte, nos dias 6 e 7 de dezembro. As duas entidades realizam o intercâmbio de experiências para acelerar a disseminação de boas práticas e de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública. A abertura do evento, no hotel Ouro Minas, nesta quinta-feira, às 9h, contará com a presença do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. É a terceira vez que os dois colegiados promovem fórum em conjunto.
 
Também estarão presentes na abertura o secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e presidente do Consad, Eduardo Diogo; o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Filgueira Nogueira, e a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, vice-presidente dos dois conselhos.
 
A palestra inaugural “Os Estados e a Repartição Tributária Nacional” será feita pelo relator da Comissão de Notáveis e ex-secretário da Receita Federal do Brasil, Everardo Maciel. A Comissão de Notáveis desenvolveu análises sobre a revisão das regras para amortização da dívida contratada pelos Estados e Municípios com a União, royalties do minério e critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).

Estão em pauta ainda “As Modernas Tendências na Gestão Governamental e sua Influência no Apoio do BID à América Latina e ao Brasil”, a “Agenda das Missões Internacionais 2013: agenda e definições logísticas, e o lançamento e avaliação da Agenda de Gestão entre a União e os Estados.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências de sucesso realizadas por diferentes administrações estaduais, Consad e Conseplan vão apresentar iniciativas como a de Minas, no gerenciamento de Parcerias Público-Privadas. O trabalho será apresentado pelo gerente Executivo da Unidade Central de PPP de MG, Marcos Siqueira Moraes, e vai mostrar como a associação entre o Estado e a iniciativa privada pode contribuir para uma boa prestação de serviços pelos governos à sociedade.

A Lei Estadual nº 14.868/2003, aprovada em Minas, foi o primeiro instrumento dessa natureza no país e, em 2006, o Estado licitou a PPP da MG-050, a primeira de Minas e do setor rodoviário no país. Nos últimos anos, esse modelo avançou para as PPPs do complexo penitenciário, do Mineirão e de Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

O Rio de Janeiro vai apresentar a experiência daquele Estado em Previdência Complementar, tema que constitui um desafio para o setor público brasileiro. A legislação que cria o fundo complementar para o servidor fluminense foi aprovada este ano pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O tema será apresentado por Paulo Cesar Santos, diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes da Secretaria de Previdência Complementar, e pelo presidente da Rio Previdência – Secretaria de Estado de Planejamento do Rio de Janeiro (Seplag/RJ), Gustavo Barbosa.

A Agenda das Missões Internacionais 2013, projeto de cooperação internacional financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoverá o intercâmbio de experiências internacionais entre os secretários de Estado de administração do Brasil e gestores públicos dos Estados Unidos, Canadá e Chile em 2013.

Programação Fórum Consad & Conseplan

6 de dezembro de 2012

8h30

Recepção aos Convidados e Credenciamento

 

9h

Solenidade de Abertura: Salão Tiradentes

  1. Governador do Estado de Minas Gerais Antonio Augusto Anastasia
  2. Conselheiro Eduardo Diogo, Secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e Presidente do Consad
  3. Conselheiro Gustavo Filgueira Nogueira, Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba e Presidente do Conseplan
  4. Conselheira Renata Maria Paes de Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e Vice-Presidente do Consad e do Conseplan

9h30

Palestra Inaugural: Os Estados e a Repartição Tributária Nacional

  1. Everardo Maciel, Relator da Comissão de Notáveis e ex-Secretário da Receita Federal do Brasil

10h30

Pausa para o Café, Foyer do Salão Tiradentes

 

11h

Parceria Público Privada (PPP) – Experiência de Minas Gerais

  1. Marcos Siqueira Moraes, Gerente Executivo da Unidade Central de PPP de MG

12h30

Almoço de trabalho; Coffee Shop 1º andar

14h

Previdência Complementar

  1. Paulo Cesar Santos, Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social
  2. Gustavo Barbosa, Presidente da Rio Previdência – Seplag – RJ

15h10

Lançamento e Avaliação da Agenda de Gestão entre a União e os Estados

  1. Representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
  2. Caio Marini, Diretor do Instituto Publix
  3. Evelyn Levy, Coordenadora do Comitê Científico do Consad

 

16h30

Pausa para o café, Foyer do Salão Tiradentes

17h00

As Modernas Tendências na Gestão Governamental e sua Influência no Apoio do BID à América Latina e ao Brasil

  1. Carlos Santiso, Chefe da Divisão de Capacidade Institucional do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  2. Pedro Farias, Especialista principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

17h30

Agenda das Missões Internacionais 2013: agenda e definições logísticas

  1. Eduardo Diogo, Presidente do Consad
  2. Gustavo Filgueira Nogueira, Presidente do Conseplan
  3. Pedro Farias, Especialista principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  4. Florência Ferrer, diretora Presidente da Estratégia Pública