Secretário coordenará Pacto do Semiárido

18 de dezembro de 2012 - 03:00

Eduardo Diogo foi designado pelo governador Cid Gomes

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, foi designado para coordenar o Pacto do Semiárido no Ceará. O termo de compromisso foi assinado pelo governador Cid Gomes ao participar da solenidade de certificação de 65 municípios cearenses com o Selo UNICEF Município Aprovado.

Nesta sexta edição, uma novidade foi a decisão do Governador Cid Gomes de entregar três carros a cada um dos 20 municípios, entre os 65 certificados, que mais evoluíram em 10 dos 32 indicadores acompanhados pelo Selo UNICEF. Os carros devem ser utilizados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Secretaria municipal da área da assistência social.

Além do governador Cid Gomes, a solenidade realizada no Centro de Eventos com mais de 1.500 pessoas, teve a presença da coordenadora do UNICEF no Ceará, Ana Márcia Diógenes, a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia, deputada Beth Rose, a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Municipal, Célia Costa Lima, o diretor da Petrobras, Raimundo Lutif, e a coordenadora de Sustentabilidade da Coelce, Débora Pinho.

Ao falar na solenidade, o governador Cid Gomes lembrou que, quando prefeito de Sobral, “participei do Selo UNICEF por diversas vezes. É o momento de acreditar que as ações que realizamos servirá para a população, proporcionando uma vida melhor. Já tive essa sensação no coração”, recordou. Cid Gomes parabenizou o UNICEF pela iniciativa “que há mais de dez anos fez uma grande revolução ao implantar o Selo UNICEF, uma ação criativa, que se consolidou pela credibilidade”.  Por fim, o Governador reconheceu a contribuição da iniciativa para que o Ceará apresentasse a melhor evolução dos indicadores sociais em relação aos demais estados.

A sexta edição do Selo UNICEF no Ceará teve a participação de 176 municípios. Os certificados alcançaram os resultados mais significativos em indicadores das áreas da saúde, educação e participação social, com a realização de dois fóruns comunitários e  elaboração de um Plano de Ação Municipal com metas a serem executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a execução das atividades previstas.

Vários outros municípios obtiveram excelentes resultados na área da infância e adolescência, porém, de acordo com a metodologia do Selo UNICEF, os ganhadores são os que alcançam ou superam os resultados de um grupo de municípios com características semelhantes. Nesse sentido, os municípios que não foram certificados, mas que realizaram todas as etapas obrigatórias da metodologia do Selo UNICEF também receberão certificados de reconhecimento pelos avanços em relação aos direitos de crianças e adolescentes.

18.12.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara