PRODEG-M beneficiará os 184 municípios cearenses

9 de abril de 2013 - 22:07

Os 184 municípios cearenses serão beneficiados por meio do Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (PRODEG-M), com a realização de 56 cursos e 15 seminários regionais. O Termo de Cooperação Técnica para consolidar o programa foi assinado nesta terça-feira, 09/04, na Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG).

Assinaram o documento a SEPLAG, Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Secretaria das Cidades, Instituto de Desenvolvimento das Cidades (IDECI), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Assembleia Legislativa (AL), por meio da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) e Núcleo Estadual Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Os 26 cursos serão oferecidos às prefeituras e terão uma carga horária total de 530 aulas/hora. Os 15 seminários regionais começarão em Camocim, no período de 16 a 18 de abril, com a participação de representantes de 13 municípios. Os dois seminários seguintes serão de 23 a 25 de abril, em Sobral, para 14 municípios e de 07 a 09 de maio, em Redenção, para 15 municípios.

O secretário Eduardo Diogo, da SEPLAG, ressaltou a alegria e a satisfação do momento, quando a “gente tem a oportunidade de despertar a necessidade do planejamento de modo muito enfático juntos aos gestores municipais”. Afirmou que o Governador Cid Gomes entende o apoio e a relevância que os municípios devem ter sobre o processo de gestão pública. “O que interessa como ente público é prestar cada vez serviço de qualidade à população”, concluiu.

O conselheiro Francisco Aguiar, presidente do TCM, ao afirmar que os servidores carecem de mais conhecimentos de gestão pública, disse que o PRODEG-M poderá contribuir muito na qualificação de pessoal, não apenas no aspecto legal, como também de despertar o controle social, “despertar a cidadania”.

Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, “contribuir para o fortalecimento da gestão pública municipal é o principal ponto do programa”.   Segundo ele, como há uma carência de pessoal técnico qualificado nos municípios, o programa contribuirá para a modernização da gestão pública municipal.

Falaram ainda a diretora da EGP, Lena Neiva, a presidente do Ideci, Jocélia Castro, e a representante da Universidade do Parlamento Cearense – Unipace, Lindorma Soares. O evento contou com a presença da Coordenadora do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará, Silvia Kataoka.

09.04.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara