Técnicos da SEPLAG apresentam trabalhos no VI CONSAD

26 de abril de 2013 - 19:20

Experiências da gestão do Governo do Ceará foram relatadas

Técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) participaram do VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, com apresentação de trabalhos relatando as experiências na administração pública do Governo do Estado. O evento foi realizado no período de 16 a 18/04, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Congresso reuniu 2.438 participantes entre especialistas, gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Vanessa Machado Arraes, Coordenadora da COMGE, Ricardo Ribeiro Santos, Orientador da Célula de Redesenho de Processos, e Aline Barbosa Mendonça, Analista de Sistema, participaram do painel “Otimização de Processos”, que teve como objetivo apresentar a experiência em redesenho de processo adquirida pela Coordenadoria de Modernização da Gestão da SEPLAG para prover melhorias na gestão.

Dividido em quatro partes, o trabalho fundamenta a importância do redesenho de processos na gestão pública e explica a estruturação do Governo do Estado para realização desta atividade. Em seguida evidencia a metodologia utilizada, detalhando as atividades realizadas em cada etapa do redesenho. A terceira parte discorre acerca das dificuldades inerentes às atividades do redesenho de processos e descreve as medidas adotadas para mitigá-las. Por fim, o trabalho é concluído apresentando os benefícios alcançados na gestão, a partir dos redesenho de processos realizados.

No painel “Coordenação Informal”, Rejane Albuquerque Cavalcante, Analista de Planejamento e Orçamento, fez abordagem sobre líderes transacionais e transformacionais em uma organização pública: um estudo com geração boomers, x e y.

Para ela, o estudo da liderança pode não ser uma novidade, mas sua abrangência como força impulsionadora nos indivíduos frente aos desafios empresariais e sua importância como ferramenta humana que dirige o comportamento dos indivíduos na direção das metas organizacionais, no entanto, a torna, ainda, um constructo a ser pesquisado.

Dada a diversidade de enfoques na liderança, o trabalho enfocou somente as abordagens transacional e transformacional. O estudo tem por objetivo explorar os estilos de liderança dentro de uma organização pública a partir da perspectiva de líderes de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com caráter exploratório, em que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e a interpretação dos dados por análise de conteúdo. O público entrevistado pertence às gerações X e Y e seus lideres são de gerações Boomers, X e Y. Como resultado, a percepção dos indivíduos nos relatos demonstrou que há pouco feedback positivo, que se sentem pouco inspirados por seus líderes, há muito controle, mas, apesar disso, a participação não é tolhida.

“Orçamento e Qualidade do Gasto Público: experiências estaduais” foi o título do painel que teve a participação dos analistas de Planejamento e Orçamento, Marcelo Correia Lima da Rocha, Francisco Ailson Alves Severo Filho, George Kilmer Chaves Craveiro e Raimundo Avilton Meneses Júnior. Os analistas expuseram sobre o tema “O Modelo de Planejamento e Gestão do Custeio dos Serviços Públicos do Governo do Estado do Ceará – MAPP Gestão”.

Segundo eles, o equilíbrio financeiro na Administração Pública é questão fundamental para a continuidade da prestação dos serviços públicos de qualidade à sociedade. Apresentaram a experiência do Governo do Ceará na implementação de um modelo de gestão voltado para o planejamento e que contribui com o gerenciamento do custeio dos equipamentos públicos estaduais. Em face ao expressivo número de obras, a atual administração deparou-se com o crescimento do custeio e, portanto, desenvolveu um método para o levantamento dos custos e definição do padrão de funcionamento dos novos equipamentos, denominado MAPP Gestão.

26.04.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara