Secretário conclui visitas técnicas ao Chile

28 de maio de 2013 - 13:49

Missão foi integrada por representantes de 15 estados

O secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, concluiu sua participação na missão internacional de visita técnica a Santiago do Chile no período de 22 a 24 de maio. Organizada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e articulada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN), a missão teve a participação de representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e de secretários de 15 estados: Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina, Piauí, Pernambuco, Goiás, Roraima, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal.

O secretário Eduardo Diogo avaliou que os objetivos da série de visitas técnicas foram plenamente alcançados, destacando a relevância dos assuntos tratados e o excelente nível dos técnicos do Governo chileno que receberam a missão. “Vale salientar ainda o apoio recebido do Banco Interamericano do Desenvolvimento nessa iniciativa, bem como na missão anterior, coordenada pelo CONSAD, que levou outro grupo de secretários aos Estados Unidos e Canadá”, enfatizou Eduardo Diogo.

A agenda de reuniões teve início na quarta-feira, dia 22, no Ministério das Finanças, para tratar do tema “Gestão e Orçamento por Resultado”. À tarde, o grupo esteve no Salão O’Higgins, no Palácio Presidencial La Moneda, debatendo “Governo centrado no cidadão – Integração e modernização dos serviços para os cidadãos”.

Na quinta-feira, 23, a agenda começou com um encontro na Comissão Econômica para América Latina e Caribe – CEPAL, para tratar de “Parceria Público-Privadas e Avaliação e Gestão para Resultados”. Depois a comitiva deslocou-se para o Ministério das Finanças, onde no Serviço Nacional Civil foi abordado “Planejamento de Gestão de Desempenho da Função Pública e dos Serviços de Gerência Sênior”.

À tarde, ainda no Ministério das Finanças, o grupo debateu “Modelo de Compras” e, em seguida, foi recebido no Centro de Sistemas Públicos da Universidade do Chile para conhecer “Experiências de Inovação em Administração Pública e Aplicabilidade no Brasil.

Na sexta-feira, dia 24, último dia da missão, a comitiva brasileira esteve no Ministério do Desenvolvimento Social, onde foi apresentado ao grupo o Sistema Nacional de Investimentos Públicos. A agenda foi concluída com mais duas reuniões. A primeira no Salão O’Higgins no Palácio Presidencial La Moneda para tratar do tema “Unidade de Entrega” e a segunda no Ministério Secretaria Geral da Presidência para abordagem sobre “Probidade, Transparência e Direitos do Cidadão”.

28.05.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara