Apresentada empresa que oferecerá serviços de saúde aos servidores

31 de julho de 2013 - 03:00

Serão ofertados serviços médicos e odontológicos

A 6ª reunião da Rede de Secretários Executivos foi realizada na manhã desta terça-feira, 30/07, tendo como pautas as apresentações da Aliança Seguradora, empresa que oferecerá serviços de Plano de Saúde para os servidores estaduais ativos e aposentados, e do Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado. A coordenação foi do Secretário Executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, Marcos Brasil.

No caso da oferta de serviços do Plano de Saúde, Marcos Brasil deixou bem claro três situações que considerou importantes para o conhecimento dos servidores, caso eles optem pela adesão. O valor da prestação do serviço não será por margem de consignação, e sim por débito automático em conta; não existe nenhuma relação com o serviço já prestado pelo ISSEC; e nem será obrigatório. O Secretário Executivo afirmou que o servidor ficará livre para escolher ou não o serviço de saúde e odontológico oferecido pela Aliança Administradora de Saúde. “Cabe ao servidor verificar se os planos são do seu interesse e se oferecem vantagens adicionais”, concluiu Marcos Brasil.

Outros pontos levantados por Marcos Brasil foram o de proporcionar aos servidores uma oferta maior de serviços na área de saúde a seus familiares e dependentes, de qualidade e por menores preços. O Secretário Executivo disse também que os servidores que são detentores apenas de cargos comissionados não poderão aderir aos planos, bem como sugeriu a realização de reuniões para divulgação nas secretarias e suas vinculadas, no sentido de dar todos os esclarecimentos. Nestes encontros serão distribuídos cartazes e folhetos sobre os serviços oferecidos.

O Gerente da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, Siloé João, fez uma exposição sobre o funcionamento e serviços a serem prestados aos servidores estaduais. O Gerente disse que o servidor terá quatro opções para plano de saúde – Unimed Fortaleza, Sul América, Amil e Golden Cross – e dois odontológicos – Unimed Odonto e Sul América. Siloé João informou que a administradora faz a gestão de planos de saúde em órgãos federais, governos estaduais e de prefeituras em todo o país. Inicialmente o contrato é de 60 meses – cinco anos.

Siloé João disse que a adesão ao plano poderá ser feita com isenção de carência até o dia 20 de agosto, pessoalmente, nos postos de atendimento da administradora que estão sendo instalados nas secretarias e demais órgãos estaduais, pelo telefone 0800.254.2622 ou pelo site da empresa, www.aliancaadm.com.br/modelodoceará. Com relação à migração o gerente explicou que primeiramente o servidor adere a uma das quatro opções do plano de saúde e a um dos dois planos odontológicos e em seguida providenciará o cancelamento do plano existente.

Ao responder as indagações o gerente disse que a empresa colocará equipes de plantão para tirar todas as dúvidas dos servidores, de modo que a migração seja feita sem nenhum prejuízo para o optante. Com relação à Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários do Ceará – CAFAZ, que administra o plano de saúde dos servidores da Secretaria da Fazenda- SEFAZ, Marcos Brasil disse que a Aliança Seguradora fará um contato com a diretoria da entidade.

Em seguida a Coordenadora do Núcleo Estadual do GesPública Silvia Kataoka expôs sobre o Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado do Ceará. Segundo ela o catálogo é uma ferramenta de indução ao controle social e de transparência de informações sobre os serviços prestados ao cidadão. Citou como principais desafios garantir a participação e o comprometimento de todas as pessoas que integram as organizações, de forma a garantir impacto positivo para o Governo e a sociedade. O serviço abrange hoje 99 instituições, sendo 64 órgãos/entidades, 12 unidades setoriais de educação, 23 unidades setoriais de saúde, com total de 2.530 serviços cadastrados. O número de acessos já chegou a 118.571.

Silvia Kataoka falou da necessidade de fazer a divulgação do catálogo, de formar a facilitar o acesso do cidadão, estimulando a sociedade a se manifestar quanto à qualidade dos serviços recebidos. Outro ponto abordado foi a de sistematizar a melhoria em todos os serviços publicados no catálogo. A Coordenadora afirmou que a meta é disponibilizar, até 2015, o acesso cidadão às três esferas de poder no Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário. O link está disponível nos sites institucionais e encontra-se, também, em destaque no Portal da Transparência.

Com a indicação automática do endereço da instituição o cidadão consulta, por meio dos recursos do Google, as 318 rotas de ônibus disponíveis em Fortaleza, cadastradas pela ETUFOR. O sistema disponibiliza as rotas de ônibus que passam pelo local do serviço, permitindo ao usuário selecionar a que melhor lhe atende, bem como as 4.945 paradas, com informações sobre as condições físicas do local.

Mais dois assuntos entraram na pauta da reunião: o registro do ponto dos servidores com cargo de DAS-1 e o Regime Diferenciado de Contratação – RDC. Com relação ao registro do ponto dos DAS-1, Marcos Brasil informou que já tem uma minuta do decreto pronta, mas o assunto continua em discussão. Quanto ao questionamento sobre o RDC, Carlo Ferrentini, Secretário Executivo das Cidades disse que a SCidades e a CAGECE já tem experiência, com projetos nesta modalidade em andamento. Atendendo solicitação do Secretário Executivo da Secretária dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, será solicitado curso de capacitação junto à Escola de Gestão Pública – EGP, com apoio da Procuradoria Geral do Estado – PGE.

Ao final Marcos Brasil agradeceu a presença de todos ao mesmo tempo em que externou o convite para a próxima reunião, no dia 27 de agosto, às 8h30min, na SEPLAG.

31.07.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará