Comitê Nacional do Pacto para a Criança e o Adolescente tem encontro em Fortaleza

2 de agosto de 2013 - 03:00

A reunião será aberta nesta segunda-feira¸ às 9h30min, no Hotel Oásis

Representantes dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo participarão da Reunião do Comitê Nacional do Pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”. O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com o Governo do Ceará e será realizado segunda-feira e terça-feira, dias 5 e 6/08, das 9h30min às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Hotel Oásis, localizado na Avenida Meira Mar, 2500.

O objetivo do evento é retomar os compromissos assumidos pelas organizações que assinaram o Pacto, além de renovar a decisão de desenvolver ações em favor dos direitos das crianças e adolescentes. Foram convidados para a reunião representações de órgãos federais, estaduais e municipais.

A programação será iniciada na segunda-feira, às 9 horas, com as presenças do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, da Coordenadora do UNICEF, Ana Márcia Diógenes, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, Maria Izabel Silva e a representante adjunta da UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero. Em seguida, sob a coordenação de Iara Faria, haverá apresentação dos comitês estaduais do pacto.

Na parte da tarde, Maria Izabel Silva, do CONANDA, fará apresentação sobre o “Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Avanços e desafios para o Semiárido Brasileiro”. Em seguida, Boris Diechtiareff, Oficial de Monitoramento e Avaliação da UNICEF, abordará sobre a “Atualização dos indicadores sociais de acompanhamento dos resultados do pacto e definição de indicadores a serem monitorados até 2014”.

Os trabalhos serão retomados na terça-feira, 06/08, às 9 horas, com Rui Aguiar e Tati Andrade, do UNICEF Ceará, falando sobre as “Bases para a elaboração de um Plano de Redução das Desigualdades que afetam os direitos de crianças e adolescentes no Semiárido”. Constam ainda da programação debates sobre os desafios da saúde, da participação social, para adolescência e para o esporte seguro e inclusivo.

Ainda na parte da tarde da terça-feira estão na pauta da programação o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016, a escolha do Núcleo Executivo do Pacto para o período 2013-2014 e reunião do Núcleo Executivo.

02.08.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará