Consad participa do Fonac e inicia diálogo para aproximação

23 de agosto de 2013 - 16:44

Eduardo Diogo fez palestra no 61º Fórum Nacional em Fortaleza

Ao participar da programação desta sexta-feira, dia 23/08, do 61º Fórum Nacional de Secretarias Municipal de Administração das Capitais (Fonac), em Fortaleza, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, secretário do Planejamento e Gestão, abriu diálogo com dirigentes do Fórum para promover a aproximação com o Consad. “O que nos une é maior do que qualquer divergência. Estamos aqui nesse encontro em busca da convergência”, disse o secretário da SEPLAG, acrescentando que para o Consad é uma boa oportunidade para efetivar a aproximação.

Eduardo Diogo foi convidado para proferir palestra no evento sobre “Consad: Funcionamento, Atividades e Articulação com o Fonac”. Em sua apresentação, o presidente do Consad falou da abrangência da atuação do colegiado, destacando o Congresso de Gestão Pública, o trabalho dos grupos técnicos, a Agenda Comum de Gestão Pública e as alianças estratégicas, além do Prêmio de Jornalismo, criado em 2012 para incentivar e reconhecer a produção de reportagens com foco no tema gestão pública.

O presidente do Consad falou da sua experiência como gestor, salientando que nessa missão é necessário “ouvir quem tem mais dificuldade de falar e enxergar quem está fora do nosso raio de visão imediato”. Eduardo Diogo focou ainda na complementariedade entre o político e o técnico. “É preciso ter habilidade nessa união, devendo ser levado em conta a meritocracia”. Antes de concluir, Eduardo deu ênfase ao grande desafio da gestão, “onde governar é a arte de liderar pessoas, o que só se faz com bons exemplos”.

Após a apresentação do secretário da SEPLAG, o presidente do Fonac, Cláudio Ezequiel Passamani, secretário de Administração de Rio Branco (AC), revelou que pela primeira vez um presidente do Consad participava do encontro. “Nosso objetivo é fazer uma aproximação maior dessa relação”. O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, Philipe Nottingham, reforçou as palavras do presidente Cláudio Ezequiel, manifestando inclusive o compromisso de atender o convite do presidente Eduardo Diogo para que o Fonac esteja representado no Fórum que o Consad promoverá nos dias 18, 19 e 20 de setembro próximo em Belém. Para o secretário da Administração de Porto Alegre (RS), Eloi Guimarães, “o Consad é uma verdadeira academia, onde temos a oportunidade de aprender”.

23.08.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará