Redução nas despesas gerais do Estado

28 de agosto de 2013 - 13:48

Secretários executivos apresentam sugestões para redução dos custos gerais do Estado

A orientação do Governo do Estado para redução nas despesas de custeio da máquina administrativa foi a pauta da 7ª reunião da Rede Estadual de Secretários Executivos realizada na manhã desta terça-feira, 27/08, na Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG.

O secretário executivo Marcos Brasil, da SEPLAG, fez uma contextualização das medidas adotadas pelo Governo, como a redução das despesas de custeio, apontando os resultados positivos alcançados até o momento. Também enumerou algumas situações onde a expectativa não foi correspondida, por inúmeros fatores e dificuldades.

Marcos Brasil preveniu que outras medidas poderão ser adotadas para a contenção de despesas, considerando que embora a receita do Estado tenha crescido nos últimos meses, os repasses do Governo Federal têm tido uma queda significativa. Isto, disse o Secretário Executivo, poderá comprometer algumas iniciativas do Governo.

Os secretários Executivos presentes relataram as medidas adotadas por cada um para fazer o “dever de casa”, como disse Marcus Coelho, da Fazenda. Outros indagaram o que podem fazer para continuar dando sua contribuição, como falou Pedro Castelo, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITCE.

Despesas com contas de água, luz e telefone, contratação de serviços, aluguel de veículos, terceirização, folha de pagamento, gratificações, contratos de gestão, foram os principais pontos debatidos na reunião. Neste contexto, e considerando as peculiaridades de cada secretaria, Joaquim Firmino, secretário executivo da Infraestrutura, sugeriu que se deveria ser “cuidadoso com os encaminhamentos para cada uma das pastas”.

28.08.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
 comunicacao@seplag.ce.gov.br / (85)3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara