Economia cresce 3,95% e Estado tem a maior participação do PIB nacional desde 1987

5 de setembro de 2013 - 03:00

Números foram anunciados em entrevista coletiva na SEPLAG

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos, cresceu 3,95 por cento por cento no segundo trimestre de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado, superando a média nacional, que foi de 3,3 por cento no período. As taxas do PIB dos últimos quatro trimestres mostram um crescimento de 3,38 por cento para o Ceará e 1,8 por cento para o Brasil. Os números foram anunciados na manhã desta quinta-feira, dia 05/09, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), durante entrevista coletiva. Participaram o secretário adjunto da Seplag, Carlos Sobreira, e o diretor geral do IPECE, Flávio Ataliba.

Com o resultado do PIB cearense no segundo trimestre deste ano, o Estado obteve um total de treze trimestres consecutivos acima da média nacional. Com tal desempenho foi gerado a terceira maior participação da história do Ceará em relação ao PIB nacional, desde 1939, com 2,16 por cento, sendo superado apenas pelos anos de 1965, quando a taxa ficou em 2,21 por cento, e em 1964, com 2,19 por cento. O diretor geral do IPECE, Flávio Ataliba, destacou: “Na história recente, desde 1987, atingimos a maior participação do PIB nacional”. Para o secretário adjunto da SEPLAG, Carlos Sobreira, o Ceará tem trabalhando no sentido positivo pelo desenvolvimento do Estado. “O desempenho do PIB reflete o esforço do governador Cid Gomes para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses”.

Os números do PIB foram estimados com base nos resultados de três setores:  indústria, serviços e agropecuária. O trabalho do IPECE revela, por exemplo, que o setor industrial do Ceará apresentou, no segundo trimestre de 2013, o melhor desempenho, fechando com crescimento de 7,59, com destaque para o segmento “extrativa mineral”, com incremento de 60,3 por cento. O resultado do setor industrial cearense ficou bem acima do apresentado pelo Brasil, de 2,8 por cento no mesmo período. Tal resultado alavancou o crescimento da economia do Estado.

Já o setor agropecuário do Ceará apresentou o segundo melhor resultado, evoluindo 5,97 por cento, abaixo do desempenho do PIB nacional, que ficou em 13 por cento, consequência direta da falta de chuvas no Estado e que atingiu toda a região Nordeste. No entanto, o setor de serviço cresceu 3,69 por cento, ficando acima da média nacional no período, que foi de 2,4 por cento. Vale observar que o segmento transporte, com 9,65 por cento, foi o que apresentou maior resultado no setor de serviços, seguido por “alojamento e alimentação”, com 3,66 por cento; “outros serviços”, com 3,53 por cento, e “comércio”, com 3,47 por cento.
PIB
O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a  retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

05.09.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará