Secretário fala para oficiais da Escola de Comando do Exército

10 de setembro de 2013 - 18:06

Palestra foi no auditório do Palácio da Abolição

Oficiais superiores da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME)  conheceram os principais projetos estratégicos do Estado, apresentados pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, na tarde desta segunda-feira, dia 09/09, no auditório do Palácio da Abolição. Representando o governador Cid Gomes, o Secretário da SEPLAG falou durante 40 minutos, destacando que o Governo tem trabalhado para superar o grande desafio de crescer sempre acima da economia nacional para que o Estado possa melhorar sua participação na renda nacional. “Hoje o Ceará tem 4,4% da população brasileira, mas sua participação no PIB  fica em 2,07%”, citou Eduardo Diogo.

O Secretário apresentou ainda números que mostram o crescimento da arrecadação e do nível de investimentos do Estado, bem como da elevação das despesas com custeio e da folha de pagamento. Falou também dos instrumentos de planejamento – PPA, LDO e LOA – e dos instrumentos gerenciais – GPR e MAPP. Salientou a importância do MAPP como uma ferramenta inovadora de gestão, que permite ao governador Cid Gomes acompanhar o andamento dos projetos em execução.

Eduardo Diogo informou que dos 61 mil servidores ativos do Estado, 16 mil foram nomeados na atual gestão, “o que representa dizer que um em cada quatro servidores do Estado foi nomeado pelo governador Cid Gomes”.

Ao falar dos projetos estratégicos, o titular do Planejamento e Gestão destacou o Cinturão Digital, Cinturão das Águas, Integração das Bacias (Eixão), Metrô de Fortaleza, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Usina Termoelétrica do Pecém, Energia Eólica, Siderúrgica, Refinaria, ZPE, Acquário e Centro de Eventos.

O Secretário citou ainda os investimentos feitos na segurança pública, como o programa Ronda do Quarteirão, na Educação, com a construção de Escolas de Ensino Profissional e a criação do Programa Alfabetização na Idade Certa, e na Saúde, com os hospitais regionais, policlínicas, centros de especialidades odontológicas e unidades de Pronto Atendimento.

Acompanharam a apresentação o coronel Gibson, chefe de Pessoal da 10ª. Região Militar, o coronel Rogério, chefe da Comitiva da ECEME, e o tenente coronel Franco Neto, representando a Chefia da Casa Militar do Governo. Ao todo, 26 oficiais de vários estados estiveram presentes, sendo 4 instrutores – um deles oficial dos EUA – e 22 alunos.

A vinda da comitiva refere-se a atividade de ensino referente aos Estudos Estratégicos da ECEME, que tem por objetivos identificar potencialidades regionais, os principais problemas estratégicos das áreas visitadas e seus reflexos na expressão militar. A visita ocorre simultaneamente nas áreas da Amazônia Ocidental, Amazônia Oriental, Nordeste, Centro-Oeste, Núcleo Central e Sul.

A ECEME é o estabelecimento de ensino de mais alto nível do Exército e tem por missão a formação de oficiais de Estado-Maior para atuar como assessores nas grandes unidades, nos grandes comandos e escalões mais elevados da instituição, além de formar futuros comandantes de organizações militares do Exército.

10.09.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará