Fortaleza é sede do I Encontro Nordestino de Escolas de Governo

26 de setembro de 2013 - 03:00

Evento é realizado pela Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará 

 

Escolas de governo do Nordeste estão reunidas em Fortaleza, no I Encontro Nordestino de Escolas de Governo. Nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 26 e 27/09, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 18 instituições se encontram com o objetivo de partilhar experiências, estabelecer parcerias e definir metas. O evento foi uma realização da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará e contou com as presenças das escolas do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Escolas de outras regiões também participam, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O secretário adjunto Carlos Eduardo Sobreira, do Planejamento e Gestão, que representou o secretário Eduardo Diogo, lembrou a época em que era Coordenador do Planejamento na Secretaria da Educação, quando “discutíamos muito a questão do salário dos professores. Porém, a discussão sempre chegava na formação e valorização do servidor. Era necessário trabalhar a formação, para que o servidor se sentisse preparado para executar seu trabalho”. Disse que na gestão do governador Cid Gomes, foi construída a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, “consolidando o sonho de termos um local de aprendizagem para os servidores, que não dependesse de outras escolas ou serviços terceirizados. A construção da escola foi um acerto”. Concluiu afirmando que “o Estado precisa de bons profissionais para aplicarem os recursos e bons gestores para fazer essa gestão”.

As escolas de governo representam um avanço significativo na melhoria dos serviços públicos prestados ao cidadão. A perspectiva de se articular em rede faz com que os resultados sejam melhores, pois oportuniza a união de esforços para implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesses comuns.

Para a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), instituição que coordena a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, Lena Lobo Neiva, as parcerias são fundamentais. “Quando trabalhamos juntos, o limite de um é superado pela possibilidade do outro, e podemos alcançar com eficiência nossa meta, que é desenvolver a gestão pública por meio da capacitação e aperfeiçoamento do servidor”, afirmou.

O encontro tem a participação do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Aguiar, da secretária da Justiça, Mariana Lobo, da deputada estadual Patrícia Saboya, reitora da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Flávio Gonçalves, assessor pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Hilária de Sá Barreto, diretora executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), André Ramos, presidente do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), Lúcia Arruda, coordenadora de gestão do trabalho e da educação da Secretaria da Saúde, Benedito Silva, diretor geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), Karine Matos, diretora do Centro de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Funcional da Defensoria Pública do Estado do Ceará (CEJ) e João Roosevelt, diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).
Consta da programação palestra sobre o tema “O Papel das Escolas de Governo”, ministrada por integrante da Escola Nacional de Administração Pública; mesa de discussão sobre “Trabalhando em Redes: Avanços e Dificuldades”; e exibições artísticas.

A Rede Estadual
A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público. Formada por 12 escolas, vem difundindo metodologias destinadas à melhoria das atividades de ensino, criando mecanismos de divulgação das boas práticas educacionais por meio de sites institucionais, seminários, simpósios e outros eventos da mesma natureza. Oportunizando, assim, a participação dos trabalhadores do serviço público em cursos e outras ações pedagógicas realizadas em conjunto, ou por disponibilidade de vagas em atividades educacionais da programação das escolas que compõem a rede.

 

26.09.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
(comunicacao@seplag.ce.gov.br / (85)3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara