Governo e BIRD voltam a debater operação PforR

7 de outubro de 2013 - 21:05

Assunto foi tratado por meio de videoconferência na SEPLAG

Secretários e técnicos do Governo do Estado estiveram reunidos com uma missão do Banco Mundial em mais uma rodada de conversações em torno do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Ceará – Programa para Resultados (PforR). O encontro aconteceu na Secretaria do Planejamento e Gestão, sendo concluído após sete horas de debates relativos a pontos pendentes para assinatura da operação de crédito no valor de US$ 350 milhões.

O debate foi realizado por meio de videoconferência, com a participação do gerente do programa, Tom Kenyon, direto do Escritório do BIRD, em Brasília, e da advogada Patrícia Miranda, também do BIRD, direto de Londres. Na Sala de Reuniões da SEPLAG estavam o secretário Eduardo Diogo, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, o diretor geral do IPECE, Flávio Ataliba, o secretário adjunto da SEPLAG, Carlos Sobreira, os Procuradores  Adjunto da PGE, Fábio Peixoto e Ariano Pontes, o secretário executivo da Fazenda, Marcos Coelho, e a secretária do Controle Externo do TCE,  Geovanna Moura Adjafre. Pelo Banco Mundial, estiveram na SEPLAG, Boris Utria, coordenador de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Joseph Mubiru Kizito, Susana Amaral, Roland Clake, Fátima Amazonas e Paula Teklenburg.

Para o secretário Eduardo Diogo, o encontro teve como objetivo prover entendimentos, caminhando no sentido de identificar o que ainda precisa ser consolidado. “Estamos identificando os ajustes, que estão sendo construídos em conjunto”, disse o titular da SEPLAG. O secretário João Melo lembrou que o PforR representa uma inovação no modelo de operações de crédito com estados brasileiros. “Aqui está sendo feita a primeira experiência nesse contexto e era esperado o aparecimento de questões para ser discutidas”, acrescentou o Controlador e Ouvidor do Estado.  

Ao final da reunião, o secretário Eduardo Diogo informou que com os entendimentos definidos o Banco Mundial procederá agora os ajustes internos para em seguida encaminhar à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A expectativa é que a operação de crédito seja aprovada pela direção do BIRD em 19 de novembro próximo.

 

 

07.10.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
(comunicacao@seplag.ce.gov.br / (85)3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara