Ranking dos Sites Institucionais 2013

20 de novembro de 2013 - 03:00

Governo do Estado divulga listagem completa das colocações dos portais

O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira, 20/11, a listagem completa do Ranking dos Sites 2013. Foram avaliados 62 sites dos órgãos/entidades do Poder Executivo Estadual, incluindo o Portal do Governo.

Este ano, a primeira colocação ficou com o Portal do Governo do Estado do Ceará. Também receberam homenagens a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), em segundo lugar, e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), em terceiro. As premiações ocorreram na solenidade de entrega do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica, que ocorreu no auditório da SEPLAG, no dia 19/11.

Alguns órgãos/entidades não ficaram entre as primeiras colocações, mas destacaram-se por subirem significativamente de posição em relação ao ano anterior. São eles: ARCE, de 47º para 3º; Casa Civil, de 38º para 4º; Agência de Desenvolvimento do Estado (ADECE), de 55º para 5º; Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), de 29º para 12º; Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), de 53º para 15º; e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), de 44º para 19º.

O Ranking dos Sites Institucionais vem sendo realizado desde 2004 e tem o objetivo de incentivar a constante melhoria dos portais, de forma que aconteçam todos os propósitos de transparência, interatividade e disponibilidade de serviços e informações. Os sites foram avaliados nos browsers Internet Explorer 9, Safari, Google Chrome e Mozilla Firefox.

A Comissão Avaliadora, composta por membros da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Coeti) da SEPLAG, Procuradoria Geral do Estado, CAGECE e Gabinete do Governador, analisou os sites em diversos momentos durante o período de avaliação, que ocorreu de julho a setembro de 2013. Após cada avaliação, foi gerado um relatório final com notas, relatos de erros e sugestões de melhorias, que será enviado ao gestor de TI do determinado órgão/entidade, até o dia 22/11.

A listagem completa do Ranking dos Sites Institucionais 2013 pode ser visualizada neste link: