Governo implanta novo Sistema de Cotação Eletrônica

26 de novembro de 2013 - 19:44

Ferramenta está sendo utilizada para aquisição de bens e serviços de pequeno valor

A Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) implantou, juntamente com a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado (ETICE), o Sistema de Cotação Eletrônica.

A nova ferramenta foi desenvolvida na plataforma do Sistema Governamental de Gestão por Resultados (S2GPR), que adota como política a integração dos sistemas corporativos do Estado. Ela será utilizada por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual para aquisição de bens e serviços de até oito mil reais, por meio da internet.

O objetivo é substituir, gradativamente, o sistema Licitações-e, do Banco do Brasil, até aqui utilizado como única ferramenta para pequenas aquisições pelos órgãos e entidades do Governo. No ano passado foram adquiridos, por meio da sistemática de cotação eletrônica, cerca de 12 milhões de reais, em quatro mil processos de aquisição, sob a responsabilidade de 90 unidades compradoras do Governo. Isso representou grandes oportunidades de venda para micro, pequenas e médias empresas.

Nos dias 11 a 14 de novembro, gestores de compras e equipes de apoio foram capacitados, por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), para utilizar a ferramenta. Ao todo, foram inscritos aproximadamente 200 participantes, divididos em oito turmas.

O objetivo, agora, é convocar os fornecedores atuais e demais interessados para participarem das aquisições de bens e serviços comuns de pequeno valor por meio do novo Sistema. Para participar, as empresas devem estar previamente inscritas no Cadastro de Fornecedores do Estado e utilizar login e senha, que serão disponibilizados a partir do cadastro.

Até o final de 2013, o novo sistema será de utilização obrigatória somente para aquisições de material de consumo. A partir de janeiro de 2014, os órgãos e entidades deverão utilizá-lo para aquisições de bens e serviços de qualquer natureza.

Informações detalhadas sobre o Sistema de Cotação Eletrônica do Governo do Estado podem ser adquiridas no seguinte endereço eletrônico: http://www.portalcompras.ce.gov.br/categoria3 .

26.11.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
 comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara