PIB do Ceará cresce 3,76% no terceiro trimestre

10 de dezembro de 2013 - 17:30

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará – soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado – apresentou crescimento de 3,76% no terceiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado. Mais uma vez, o resultado da economia cearense superou as taxas der crescimento do PIB nacional, que no terceiro trimestre deste ano ficou em 2,2%, quando comparado com o obtido no mesmo trimestre de 2012. Pelo 14º trimestre consecutivo a economia cearense continua mantendo um ritmo de crescimento mais acelerado do que a economia brasileira.

Outros números mostram o bom desempenho da economia do Ceará: o PIB acumulado no ano fechou em 3,22% e nos últimos quatro trimestres em 3,54%, contra 2,4 e 2,3% do Brasil, respectivamente. Os dados acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O PIB é a medida do total do valor adicionado gerado por todas as atividades econômicas somadas aos impostos líquidos de subsídios, finalizando o produto a preços de mercado.

Dentre as atividades que compõem do PIB – indústria, serviços e agropecuária – o setor industrial apresentou o melhor desempenho no terceiro trimestre deste ano, com crescimento de 6,98%, acumulando, no ano, alta de 6,22% e, nos últimos quatro trimestres, de 5,33%. Dentre as atividades que compõem o segmento, a indústria extrativa mineral obteve melhor resultado, com alta de 37,30%; 38,60% no ano e 26,26% no acumulado dos últimos 12 meses. A indústria de transformação ficou com 6,11%; a construção civil com 6,77% e eletricidade, gás e água com 5,94%.

Já o setor de serviços, no terceiro trimestre deste ano, obteve o segundo melhor resultado, crescendo 2,27%. No ano, o índice ficou em 2,74%. Das atividades que compõe o segmento de serviços, o melhor resultado ficou com a intermediação financeira, com crescimento de 5,86% no terceiro trimestre; 3,57% no ano e 3,81% nos últimos quatro trimestres. O item outros serviços fechou com 4,52%; transportes com 4,13%; alojamento e alimentação com 2,93% e administração pública com 1,83%. O comércio, no terceiro trimestre, passou por queda de 1,55%, mas no ano fechou em 2,35% e nos últimos quatro trimestres em 3,75%.

A agropecuária apresentou queda de 3,11% no terceiro trimestre deste ano, acumulando redução de 1,03% no ano e de 2,9% nos últimos quatro trimestres. No primeiro trimestre deste ano, a agropecuária cearense caiu 5,94%, mas no segundo trimestre fechou em alta de 5,97%. As reduções verificadas são reflexos da longa estiagem que se abateu sobre o Ceará. Os dados completos sobre o PIB cearense podem ser acessados na página www.ipece.ce.gov.br.

10.12.2013
Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins ( padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 101.3508)