Gestores de compras do Estado participam de capacitação

18 de dezembro de 2013 - 14:01

Formação faz parte do Programa de Estímulo – Compras Governamentais e Pequenos Negócios

Nos dias 18 e 19 de dezembro, na Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), 25 gestores de compras de órgãos e entidades do Governo do Estado participaram de capacitação do Programa de Estímulo – Compras Governamentais e Pequenos Negócios. O objetivo é capacitar os participantes para que possam implantar oportunidades de melhoria das práticas de compras governamentais.

O Programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) e do SEBRAE Nacional, e o projeto-piloto está sendo executado em cinco estados: Ceará, Rio Grande do Sul, Pará, Distrito Federal e Minas Gerais.

Do Ceará, participaram as secretarias do Planejamento e Gestão, da Educação, do Desenvolvimento Agrário, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Justiça, do Esporte, da Segurança Pública e Defesa Social, do Turismo, além da Procuradoria Geral (PGE) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

De acordo com uma das instrutoras da capacitação, Ana Luiz Hirle, do Instituto de Compras Governamentais (ICG), as compras de pequenas empresas são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico local. “Ao comprar da pequena empresa, deixamos o dinheiro circular no município, no Estado, gerando emprego e desenvolvimento”, explicou.

Durante os dois dias de capacitação, foram apresentadas a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e casos de sucesso utilizando os benefícios da Lei que ocorreram em outros Estados.

O Programa inclui, ainda, a criação de site para divulgar iniciativas neste contexto e boas práticas de compras em micro e pequenas empresas. O endereço eletrônico disponibiliza também indicadores para direcionar os compradores.

Para complementar o Programa de Estímulo – Compras Governamentais e Pequenos Negócios foi criado, pelo CONSAD e SEBRAE, o Prêmio Estímulo, que irá reconhecer os melhores casos de sucesso com resultados concretos para o desenvolvimento dos pequenos negócios. A comenda será entregue no segundo semestre de 2014. Informações em www.consadnacional.org.br.

 

18.12.2013

Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara