Rede de Secretários Executivos têm primeira reunião do ano

29 de janeiro de 2014 - 15:00

Apresentação do Sistema Integrado de Monitoramento e Acompanhamento foi o principal assunto da pauta

Secretários executivos de Órgãos e Entidades do Governo do Estado reuniram-se nesta terça-feira, 28/01, na Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG). O primeiro encontro da Rede de Secretários Executivos do ano teve a participação do secretário adjunto da casa, Carlos Sobreira, e foi coordenado pelo secretário executivo, Marcos Brasil.

Na ocasião, foi entregue o relatório de reuniões da Rede em 2013, contendo as atas com datas e participantes de cada um dos encontros. Marcos Brasil disse que, por ser o último ano dessa gestão, é preciso dedicação para que as metas sejam alcançadas ainda em 2014.

O assunto que teve mais ênfase foi a apresentação do modelo de acompanhamento e monitoramento de projetos, o Sistema Integrado de Monitoramento e Acompanhamento (SIMA), que será implantado e utilizado ao longo de 2014. O secretário adjunto da SEPLAG, Carlos Sobreira, contou a experiência exitosa que teve na Casa Civil: “Na época, foram 56 projetos, e todos passavam por discussões semanais permanentes. Superamos os desafios e finalizamos todos”, disse. Os secretários tiraram dúvidas e opinaram.

Ao final da apresentação, Marcos Brasil informou que as reuniões em 2014 serão mantidas nas últimas terças-feiras de cada mês, às 8h30. Ele disse, ainda, que iria enviar o cronograma de encontros por e-mail.

O secretário executivo pediu atenção às demandas que estão sendo enviadas apenas por ofício, quando merecem também abertura de um processo. Brasil alertou sobre os pedidos de urgência. “Os processos que necessitem de uma maior compreensão para que tenham agilidade, devem ser tratados prioritariamente com o gabinete”, explicou. Outro ponto que necessita ser tratado com cautela, segundo ele, são os contratos de terceirização. “Ao longo do ano de 2013, o COGERF acompanhou os contratos de terceirização e levantou uma série de problemas. É importante que os secretários executivos se comuniquem com as equipes do administrativo-financeiro para que seja feito um levantamento no teor de cada contrato”, pediu.

Marcos Brasil finalizou a reunião avisando que serão implantados os semáforos da rotatória do Cambeba – saída do Centro Administrativo do Governo do Estado. Ainda serão feitas pequenas adaptações, que terão apoio do Departamento Estadual de Rodovias (DER).

29.01.2013

Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará