Governo do Estado terá sistema de acompanhamento de projetos

31 de janeiro de 2014 - 18:05

Ferramenta será utilizada, inicialmente, nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento agrário, segurança pública e assistência social

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e o secretário adjunto, Carlos Sobreira, reuniram-se com a equipe da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG), nesta quinta-feira, 30/11, para discutir sobre o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (SIMA), em fase final de desenvolvimento.

O Sistema tem o objetivo de acompanhar e monitorar os indicadores de resultados e os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado. Em fase inicial, a ferramenta será aplicada nas áreas temáticas da educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento agrário, segurança pública e assistência social, por onde serão traçados objetivos (resultados estratégicos de governo). A partir disso, serão realizados acompanhamentos periódicos dos indicadores, produtos, e providências a serem tomadas nos casos em que se identifique desvio dos objetivos.

Para Eduardo Diogo, a ferramenta será fundamental na consolidação dos projetos estruturantes do Estado. “Temos que focar em projetos e iniciativas prioritárias, considerando a própria dinâmica do calendário. Dentro deste contexto, essa construção coletiva vai ter um papel fundamental, e já deixaremos este processo como uma realidade prática”, afirmou.

De acordo com Carlos Sobreira, a prática de acompanhamento de projetos nesta sistemática teve apoio inicial da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram 56 projetos acompanhados semanalmente e concluídos. “Esse acompanhamento era feito dentro do sistema DotProjetc. Resolvemos estender essa tecnologia para uma ferramenta de gestão mais imediata, focando em resultados”, afirmou o secretário adjunto.

O sistema está sendo finalizado e a meta é de que, até março, todos os indicadores das áreas temáticas envolvidas estejam definidos.

Orçamento Cidadão

Após a demonstração do SIMA, a coordenadora de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG), Naiana Correia, apresentou versão da primeira edição da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o cidadão. A cartilha, que visa tornar mais acessível o planejamento governamental dos gastos e principais investimentos previstos para 2014 no Estado do Ceará, recebeu o nome de “Orçamento Cidadão: Governo informa, cidadão acompanha”. O documento demonstra uma breve explanação sobre orçamento público; a estimativa e evidenciação das principais receitas para 2014 no Estado; e a previsão de gastos para 2014 por área de governo, contemplando os principais investimentos.

 

30.01.2014

Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara