SEPLAG apresenta experiências exitosas da Perícia Médica

26 de março de 2014 - 16:56

Trabalhos integram programação do VII Congresso CONSAD de Gestão Pública

A Secretaria do Planejamento e Gestão, por meio da Coordenadoria de Perícia Médica (COPEM), apresentou na tarde de terça-feira, 25/03, três trabalhos no VII Congresso CONSAD de Gestão Pública, Por uma Gestão Sustentável, em Brasília. As apresentações fizeram parte do painel “Perícia em Saúde e Gestão de Pessoas na área pública, a experiência do Governo do Estado do Ceará na implementação das ações da COPEM”, que mostrou cases de sucesso e discutiu estratégias de gestão e contextualização do processo histórico da nova perícia médica.

O trabalho “Perícia em Saúde e Gestão de Pessoas na área pública: avanços, limites e possibilidades da experiência do Governo do Ceará na implementação das ações da COPEM”, de autoria de Carmelita Sampaio, Assis Barreto e Sônia Moura, abordou as melhorias realizadas no setor.

Foram citados os investimentos em infraestrutura, regulamentação dos procedimentos, redesenho de processos, unificação das perícias civil e militar, articulação com ouvidoria geral, incremento na capacidade técnica avaliativa interdisciplinar com apoio do Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia, bem como a gradual modernização do sistema informatizado.

Outro tema apresentado pela COPEM foi “A experiência do Serviço de Apoio Psicossocial da Perícia Médica do Estado do Ceará na reinserção laboral de servidores afastados do trabalho por transtornos mentais e comportamentais”, trabalho elaborado por Carla Valéria, Carmelita Sampaio e Júlia Carvalho. Pesquisas feitas pelos autores apontaram que transtornos mentais e comportamentais tem sido a maior causa de afastamento no trabalho e, a partir disso, intensificaram as ações do Serviço de Apoio Psicossocial (SAP).

Foram desenvolvidos atendimentos específicos, avaliações psicossociais, visitas domiciliares e institucionais, além de atividades em grupo com temática saúde e trabalho. “É um apoio aos médicos pois, apesar de não decidirmos, fazemos o psicodiagnóstico para subsidiar a decisão dele. E é também um apoio ao servidor à medida em que acompanhamos o tratamento, orientamos, fazemos todo esse serviço psicossocial”, disse Carla Valéria. De acordo com Carmelita, o SAP também oriente onde conseguir tratamento adequado e faz encaminhamento para a rede de apoio, de acordo com o perfil de cada servidor.

Destas ações, já foram identificados resultados positivos como retornos em atividades mais apropriadas a condição de saúde daquele servidor, a permanência de vínculos sociais no trabalho e sensibilização da gestão pública para uma adaptação e convivência com as diferenças e limitações do portador de transtorno mental.

O último trabalho foi a experiência do Governo do Ceará com o “Grupo de Atenção à Saúde do Trabalhador como estratégia de enfrentamento do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho em servidores públicos”, que tem como autores Carla Valéria, Thayná Neri e Bruna Gadelha. A apresentação mostrou os resultados positivos com a criação do Grupo de Atenção à Saúde do Trabalhador (GAST). O objetivo é estabelecer um espaço de acolhimento e discussão sobre a relação saúde/trabalho. 

 

26.03.2014

Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
 comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara