BNDES promove Análise de Risco do Estado

14 de maio de 2014 - 17:55

Ceará foi citado como exemplo de gestão para o Brasil

Durante três dias, técnicos do Governo do Estado estão reunidos com os gestores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Adriano Dias Mendes, gerente do Departamento de Risco de Crédito de Instituições Financeiras e Entes Públicos, e Claudiane Campos, administradora da Área de Crédito. A reunião acontece na Secretaria do Planejamento e Gestão, terça, quarta e quinta-feira (13, 14 e 14/05), com a presença de técnicos da SEPLAG, Secretaria da Fazenda e Controladoria Geral do Estado.

No final da manhã desta quarta-feira, os dois gestores do BNDES foram recebidos pelo secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo. Na ocasião, Adriano Mendes destacou a boa situação fiscal do Estado e os avanços alcançados na estruturação. Sugeriu um planejamento estratégico fiscal e justificou: “Hoje temos desafios bem maiores que num passado recente, envolvendo principalmente a questão previdenciária e o serviço da dívida”.

O secretário Eduardo Diogo informou que a situação da Previdência no Estado é equilibrada, e a médio e longo prazo ficará mais confortável. Quanto ao serviço da dívida, o titular da SEPLAG disse que haverá pequena acomodação em razão dos empréstimos, “contraídos com o intuito de intensificar o desenvolvimento do Estado”.

Eduardo Diogo destacou como ponto mais nevrálgico a gestão de pessoas. “Defendo a necessidade de se discutir de modo aberto, com servidores e sociedade em geral, as carreiras que devem ser priorizadas no contexto geral do Estado”, revelou o Secretário. Informou o titular da SEPLAG que no ano passado o Estado ultrapassou os 50% da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não podemos cogitar que os recursos se consumam com a folha de pessoal, e assim inexistindo recursos para investir no melhor bem estar do conjunto da sociedade. Afinal, o teto não pode ser o piso”, pontuou Eduardo Diogo.

Ao final do encontro, que teve ainda a presença da coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da SEPLAG, Ticiana Gentil, o gerente do BNDES, Adriano Mendes, revelou que sempre cita o Estado do Ceará como exemplo de gestão para outros estados. “Sempre uso e recomendo o exemplo desse Estado”, reforçou. Ao agradecer, o secretário Eduardo Diogo disse que “a percepção do BNDES será sempre bem vinda”.

Durante a reunião com os técnicos do Governo, os gestores do BNDES conheceram as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no ano de 2014 e debateram temas como  Planejamento Estratégico e Econômico, Execução Orçamentária e Financeira, Dívida Pública, Finanças e Contabilidade, Gestão Organizacional e de Pessoas e Regime Previdenciário.

14.05.2014
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará