Prêmio Ceará Gestão Pública será lançado segunda-feira

16 de maio de 2014 - 19:19

Iniciativa é realizada em parceria com o Núcleo Estadual do Gespública

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, lançará, nesta segunda-feira, dia 19 de maio, às 9h, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), o VI ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP). A comenda é concedida pela SEPLAG, por meio da Coordenadoria do GesPública com o apoio da Escola de Gestão Pública – EGP,  e tem o objetivo de reconhecer as organizações públicas que evidenciam melhoria gerencial no que diz respeito à inovação, redução de custos, qualidade de serviços e satisfação do cidadão.

A programação de lançamento contará com palestra do professor do Curso de Mestrado em Administração, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo César de Souza Batista, PhD. Ele abordará o tema “O Impacto do Setor Público no Desenvolvimento Nacional”.

O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), nas categorias 500 pontos e 250 pontos. O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou a importância do Prêmio. “É fundamental para a administração pública o fortalecimento da gestão, pois assim ampliamos a capacidade de atendimento pelo Governo das demandas sociedade, com qualidade e eficácia”, afirmou o titular da SEPLAG.

A criação do PCGP tem um histórico iniciado em 2008, quando o Governo do Estado, por meio da SEPLAG, ancorou o então Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Ceará é o estado pioneiro em ancorar o GesPública no Poder Executivo estadual. Ao assumir esse desafio, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

Instituído em abril de 2009, o Prêmio representa uma das ações estratégicas da SEPLAG e está alinhado com a gestão contemporânea e responde às exigências próprias da natureza pública das organizações. Criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o PCGP mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores públicos e privado em mais de 120 países.

As inscrições para o Prêmio devem ser feitas até o dia 3 de junho. Podem concorrer entidades e órgãos públicos, de qualquer uma das três esferas de Governo. A entrega dos relatórios será no dia 11 de agosto.

Informações pelos telefones (85) 3101.3876 e 3101.6130 ou por e-mail: gespublica@seplag.ce.gov.br.

16.05.2014
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará