Londres e Canterbury – PPPs em Intraestrutura, Saúde e Educação são o foco

10 de junho de 2014 - 21:53

Visita fez parte do projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil”, da Embaixada Britânica

Rafael Castilho (FESPSP), Carlos Alexandre (LSE), Eduardo Diogo (Seplag/Consad), Yuri Biqbaev (LSE) e Guilherme Johnston (Embaixada Britânica no Brasil) na cobertura do novo prédio acadêmico da London School of Economics and Political Sciences (LSE)

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração – Consad, participou de Missão Técnica ao Reino Unido no período de 27 a 30 de maio, em Londres e Canterbury, Inglaterra. A coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag, Ticiana Gentil, também integrou o grupo brasileiro, que contou ainda com gestores dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Sergipe, como o Prefeito de Aracaju e ex-Governador de Sergipe, João Alves, e a Vice-Prefeita de Salvador, Célia Sacramento. A visita fez parte do projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil: Eficiência e Transparência”, promovido pela Embaixada Britânica e implementado pela London School of Economics and Political Sciences (LSE) Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP.

A importância da missão técnica deve-se à experiência do Reino Unido como pioneiro em projetos de PPPs e detentor do maior número de projetos no mundo nessa modalidade. O objetivo é identificar problemas, dificuldades, demandas e setores estratégicos relacionados às PPPs, bem como estabelecer procedimentos e trocar experiências.

O “Prosperity Fund” ou Fundo Prosperidade, é parte da estratégia da política externa do Reino Unido para o fomento de uma economia mundial mais forte e sustentável. A LSE Enterprise, braço de consultoria e educação executiva da London School of Economics and Political Sciences (LSE), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apoia e orienta as diretrizes do programa à realidade social e política do Brasil.

Durante a permanência em Londres, o grupo conheceu experiências em PPPs nas áreas de Transporte e Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e Serviços Urbanos. No primeiro dia a missão participou de aulas ministradas por professores da London School of Economics and Political Science, centro mundial de excelência, reconhecido por suas pesquisas e o ensino que abrange as áreas das ciências sociais, políticas e econômicas. Na ocasião conheceram a experiência do Reino Unido em PPPs, em contato com os professores Julius Sem, Neil Swannick e John Bourn, que abordaram a Política Estratégica na Seleção de Projetos de PPPs, Contrato de Gestão do Lixo e Reciclagem na Grande Manchester, Lições de Auditoria e Value for Money nos Projetos de PPPs.

Professor Sir John Bourn, da London School of Economics and Political Science (LSE)

 

Workshop na London School of Economics and Political Science (LSE)

 Palestra no Inteligent Transport Systems Association – ITS UK, Londres

O segundo dia teve início com uma visita à ITS UK, uma organização que busca promover os benefícios de sistemas inteligentes de transporte. Depois o grupo seguiu para a Infrastructure UK, unidade do Tesouro que estabelece as políticas e diretrizes de PPPs no Reino Unido. A última etapa foi a visita ao Crossrail Project para conhecer o projeto de infraestrutura e mobilidade urbana em Londres controlado pela Transport for London. O Crossrail é o maior projeto de infraestrutura em execução na Europa, com investimento em torno de R$ 60 bilhões.

 

Javier Encinas, Project Director – International Unit da Infrastructure UK, recebeu a comitiva no Departamento do Tesouro Britânico

 

Equipe da visita do projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil” na biblioteca do Departamento do Tesouro Britânico, Londres

A área de saúde foi o tema do terceiro dia, quando a comitiva visitou a Healthcare UK – Department for Business Innovation and Skills, o Royal London Hospital e o Institute of Global Health Innovation. O Royal London Hospital é uma unidade que oferece uma gama completa de serviços locais e de especialidades, incluindo um dos maiores hospitais infantis do Reino Unido. São 727 leitos. 100 leitos infantis com uma ala totalmente dedicada para esse público. 111 cadeiras odontológicas. Atendimento totalmemte humanizado, inclusive o parto. Prontuário eletrônico. No 15º andar está sendo construído o maior centro de atendimento privado da Europa. A previsâo de entrega é maio de 2015. O hospital também funciona como Centro de Treinamento e pesquisa em parceria com a Universidade. O Institute of Global Health Innovation é um grupo de profissionais com foco no desenvolvimento e na difusão da inovação global de políticas de saúde.


Participantes do projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil: Eficiência e Transparência”, em frente ao Royal London Hospital, visitado pelo grupo

 

Comitiva brasileira em contato com a direção do Royal London Hospital

 

Comitiva Brasileira no Department for Business Innovation and Skills

 

Missão participa de debate no Institute of Global Health Innovation

 

Palestra de apresentação do Projeto Crossrail, maior projeto de infraestrutura da Europa. Na foto, a senhora Ailie MacAdam, Senior Vice-Presidente da Bechtel Civil

 

Equipe que participou do projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil” em visita à construção da Estação Bond Street, do Crossrail, Londres

 

David Platts, Executive Senior Vice Principal da Canterbury Academy, Andrew Doyle, Chief Executive da “The Land Group”

 

Gestão do lixo e outros serviços urbanos foram tratados na Local Partnerships, Londres

No último dia da missão, os participantes deslocaram-se para Canterbury, onde conheceram o projeto de PPP da Canterbury High School e depois a Local Partnerships, conhecendo casos na gestão do lixo e outros serviços urbanos sob a responsabilidade de autoridades públicas, como iluminação pública e estacionamentos.  Na Canterbury High School, a comitiva pode conhecer a experiência de PPP que levou a escola a se transformar em uma instituição de referência no país. A última visita foi à sede da Local Government Association, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer experiências de PPPs nas áreas de serviços urbanos como gestão de resíduos, geração de energia e iluminação pública. No encerramento da missão, a comitiva foi recepcionada na LSE para uma avaliação final.

 

Reunião de avaliação e encerramento da missão na London School of Economics and Political Sciences (LSE)

 

Eduardo Diogo com a coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag, Ticiana Gentil Parente, na London School of Economics and Political Sciences (LSE)

 

 

12.06.2014
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
(comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara