Seminário debate desafios das políticas públicas de combate à pobreza

28 de novembro de 2014 - 17:41

Secretário Eduardo Diogo destacou volume de recursos do Fecop aplicados pelo Governo Cid

Secretário Eduardo Diogo revelou que programas do Fecop tiveram quase R$ 2 bilhões
no Governo Cid Gomes

Gestores e técnicos de secretarias, órgãos e entidades do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza,  além de diversos municípios do interior do estado, participaram do Seminário “Desafios da Gestão de Políticas Públicas de Combate à Pobreza e Inclusão Social”, realizado nesta sexta-feira, dia 28/11, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG).

O evento teve a presença dos secretários Eduardo Diogo, da SEPLAG, e Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e do diretor geral do IPECE, Flávio Ataliba. Participaram ainda da abertura a coordenadora de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social, Lara Costa, e a representante da Escola de Gestão Pública, Hebe Citó.

O seminário marcou o lançamento do Programa de Formação Continuada em Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Projetos de Combate a Pobreza e Inclusão Social. A iniciativa visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional aos gestores e técnicos envolvidos no planejamento e execução de projetos financiados pelo FECOP.

28.11.2014---Evento-FECOP-051
Secretário Josbertini, da STDS, fala no encontro observado pelo Secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo

Ao falar na abertura do seminário, o secretário Eduardo Diogo destacou a importância dos números do Fecop para elaboração das políticas públicas e definição de iniciativas do Governo do Estado de atendimento às pessoas e famílias carentes. O Secretário informou que este ano foram aplicados R$ 371 milhões e, para 2015, tem uma programação de quase R$ 600 milhões. “Ao longo do governo Cid o volume de recursos destinados aos programas do Fecop aproximou-se da marca de 2 bilhões de reais”, acrescentou Eduardo Diogo.

O titular da SEPLAG lembrou a determinação do governador Cid Gomes de que os gestores do Estado precisam tem um olhar humanitário para os números do Fecop, “porque por trás deles estão pessoas e famílias, seres humanos iguais a todos nós, que devem ser beneficiados de modo cada vez mais positivo pelo braço de atuação do Governo”.

Para Eduardo Diogo, é preciso cada vez mais de um governo participativo e aberto, para que as políticas públicas possam atender o que espera a sociedade. “E para que isso aconteça é necessário formar pessoas numa ação contínua, crescente e constante”, pontuou o Secretário, lembrando a relevância da decisão do governador Cid “de aumentar a abrangência do Fecop, a começar pelo principal foco que é educar as pessoas”.

Antes da palavra do secretário Eduardo Diogo, o titular da STDS, Josbertini Clementino, participou da abertura do seminário, enaltecendo, inicialmente, a atuação do secretário da SEPLAG “na busca de otimizar os recursos de um estado pobre, mas que tem conseguido nos últimos anos crescer acima da média nacional”.

28.11.2014---Evento-FECOP-109
Márcio Pochman fez a conferência de abertura do seminário

Josbertini disse ainda ser gratificante “esse momento de debate voltado para qualificar políticas focadas em pessoas que muitas vezes procuram a STDS como última esperança de encaminhamento na vida num momento difícil que estão enfrentando”. O Secretário da STDS também destacou a importância da atuação das pessoas que precisam executar bem as políticas e gastar bem o orçamento para que as ações possam fazer sentido. “Além da eficiência e eficácia, temos que buscar a efetividade na construção das políticas públicas”.

Após a abertura, o economista Márcio Pochman proferiu conferência sobre “Perspectiva do Desenvolvimento e Inclusão Social. Pochman é Doutor em Ciência Econômica e Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

28.11.2014
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará