Infância: primeira-dama e APDMCE

28 de abril de 2015 - 12:39

Com intuito de articular os municípios do Ceará para atuação com foco na infância, a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, se reuniu nesta segunda-feira (27) com a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE) e primeira-dama de Horizonte, Jô Farias, para unir forças na sensibilização de gestores municipais para a participação de seminário estadual que formalizará pacto de responsabilidade pelo desenvolvimento infantil.

“O objetivo é unir forças para fazer um trabalho bem legal com foco na infância, sensibilizar os principais atores nos municípios como prefeitos, primeiras-damas e secretários. Vejo municípios com muita vontade de fazer, mas alguns ainda precisam da nossa sensibilização. Gostaria de construir um pacto de responsabilidade dizendo o que o Estado e os municípios vão fazer. Estimular também os Planos Municipais pela Infância”, ressaltou a primeira-dama do Estado.

ARI1311A presidente da APDMCE e equipe também tomaram conhecimento sobre o Espaço Público Adequado para o Desenvolvimento Infantil (EPADI), idealizado pela primeira-dama para ser implantado nos municípios cearenses. “Ainda estamos em fase de estudo. É um espaço lúdico para as crianças, para o brincar, mas também tem áreas destinadas para outras faixas etárias, como adolescentes, adultos e idosos. Tudo ainda está sendo pensado”, esclareceu Onélia.

Para Jô Farias, a APDMCE pode contribuir bastante com o projeto da primeira-dama na área da infância. “Estou encantada com a coragem, a determinação e com o compromisso da primeira-dama do Estado. A Onélia está iniciando um trabalho muito bacana e o foco é a infância. E a natureza da APDM é o fortalecimento das políticas públicas no Estado do Ceará e esse é um foco que a gente tem todo interesse. A gente trabalha junto com o Unicef com a própria infância nos municípios, e com certeza a contribuição da APDMCE junto ao projeto do Estado, através da primeira-dama, vai ser de fundamental importância nessa questão de articulação e até das formações, da capacitação. A gente vai estar à inteira disposição dela e do Ceará como todo”, salientou Jô Farias.

Fotos: Ariel Gomes

27.04.2015

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa (85 3101.1568 – 8957.0292)