SEPLAG reúne secretários e técnicos para apresentar metodologia do PPA 2016-2019

15 de junho de 2015 - 13:09

Objetivo foi nivelar as informações sobre a nova estrutura e metodologia de elaboração do Plano

Secretários e técnicos das equipes de planejamento de órgãos e vinculadas do Governo do Estado participaram de reunião de apresentação da estrutura e metodologia de construção do Plano Plurianual 2016-2019, realizada nesta segunda-feira, dia 08/06, no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão. A pauta do encontro abordou ainda a elaboração de programas, gestão pública por resultados no Ceará e apresentação do cronograma das oficinas regionais, a serem realizadas no período de 18 de junho a 10 de julho deste ano.

O objetivo do encontro, conforme explicou o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da SEPLAG, Avílton Júnior, foi nivelar com as equipes das secretarias e dos órgãos vinculados as informações sobre a nova estrutura do PPA 2016-2019 e a metodologia para orientar na construção dos programas do plano. “Esses programas serão desenhados a partir do alinhamento com a base estratégica do Estado, que são os sete Cearás, os sete eixos, com seus respectivos resultados e indicadores. Esses eixos são desdobrados em temas estratégicos que também têm seus resultados e indicadores”, completou o coordenador.

O coordenador Avilton Júnior explicou que, em relação ao modelo anterior de elaboração do PPA, a estrutura atual traz três grandes mudanças: reformulação dos programas, regionalização e alinhamento com as bases estratégicas. Uma das principais alterações é com relação à forma de elaboração dos programas, agora mais estruturados e alinhados com os resultados que o Governo pretende alcançar no âmbito dos temas e, consequentemente, nos eixos. “É preciso pensar os grandes problemas e os grandes entraves para alcançar um resultado. Esses problemas e entraves devem ser organizados de modo a montar o programa que será conduzido dentro da política setorial que contribui para o resultado desse tema, que são os desdobramentos dos eixos”, completou o coordenador.

Outra alteração é que buscar, desde a construção dos resultados e indicadores dos temas e dos eixos, na elaboração dos programas, a questão forte da intersetorialidade. “Vamos promover encontros com as secretarias para olharem os esforços conjuntos na busca de um resultado maior”, explicou Avílton Júnior.

Vale destacar também a alteração na construção do planejamento participativo e regionalizado, mudando a forma de promoção dos encontros nas regiões e solicitação das principais demandas para atendê-las no âmbito das diversas políticas públicas. “Modificamos a metodologia do processo. A partir do novo recorte regional, que representa uma melhoria da territorialização para fins de planejamento, saindo de oito macrorregiões para 14 regiões de planejamento, serão construídos os perfis dessas regiões a partir de indicadores sociais e econômicos e questões demográficas e geoambientais”, informou o coordenador da CPLOG.

Esse contexto de informações é que vai orientar a discussão dos grupos em duas perspectivas, social e econômico-ambiental. “Nessas discussões serão identificados objetivos estratégicos para promover o desenvolvimento econômico e social da região. Esses objetivos serão desdobrados em diretrizes regionais que servirão de base para, juntamente com os resultados dos temas, a formulação dos programas do Plano”, concluiu Avilton Júnior.

15.06.2015
comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4495) – Twitter: @SeplagCeara